A observabilidade é uma prática que ajuda a minimizar os desafios trazidos por ambientes de TI cada vez mais complexos e descentralizados, trazendo uma visão holística de tudo que envolve as aplicações e sistemas, auxiliando os profissionais a identificar problemas, suas causas raízes e pontos de melhoria.
Para que isso ocorra existem 3 pilares da observabilidade que são a base para o entendimento dos estados das aplicações, são eles: logs de eventos, métricas e traces (rastreamento de dados).
Mas antes de falarmos sobre os pilares, vale relembrar que anteriormente aqui em nosso blog, já conversamos sobre o que é observabilidade e diferenças entre monitoramento e observabilidade, e como implementar uma boa estratégia caso você queira saber mais sobre esse assunto. Sem mais delongas, vamos ao assunto de hoje: os 3 Pilares da Observabilidade!
Pilares da Observabilidade
Os 3 itens elencados não fazem por si só um sistema “observável”, mas ao se correlacionarem se tornam um ponto-chave na hora de entender como anda o desempenho de um sistema, ajudando a gerar boas experiências aos usuários finais. Confira os pilares:
1 – Logs
Os logs são registros imutáveis que possuem data/hora de eventos que ocorrem em um sistema, incluindo erros, alertas e informações de depuração. Possui 3 diferentes formas, podendo ser em formato texto, estruturado ou binário.
Eles fornecem contexto sobre o que está acontecendo no sistema e podem ser utilizados para identificar problemas e rastrear sua origem. Também auxiliam na descoberta de comportamentos emergentes e inesperados que são apresentados por componentes de um sistema distribuído.
2 – Métricas
As métricas são medidas quantitativas do desempenho de um sistema, como a taxa de solicitações por segundo, a utilização de CPU e a latência de rede. Elas permitem acompanhar o desempenho de um sistema ao longo do tempo e identificar tendências e problemas.
Ao unir a matemática e a análise preditiva, as métricas podem formar o devido conhecimento para entender o comportamento de um sistema dentre intervalos de tempo, tanto no presente quanto no futuro.
3 – Traces
Os traces (tracing ou rastreamento) são registros detalhados das chamadas entre diferentes componentes de um sistema, incluindo informações como o tempo gasto em cada chamada, entradas e saídas. Eles permitem rastrear e entender a cadeia de eventos que levam a um problema ou lentidão no sistema, identificando a quantidade de trabalho que foi realizada em cada camada do caminho seguido por uma requisição.
Exemplo prático de Observabilidade
Um exemplo de observabilidade é o uso de ferramentas de monitoramento de desempenho em um sistema de nuvem. Ao se ter hospedado em nuvem aplicativos críticos para o funcionamento do negócio, uma das principais preocupações é garantir que a plataforma esteja sempre disponível e performando de forma adequada. Para isso, é importante contar com uma boa ferramenta de monitoramento que coleta dados como logs, métricas e traces em tempo real sobre o uso de recursos, como CPU, memória, armazenamento, rede e etc.
Com essas informações, você pode monitorar o desempenho da plataforma e identificar problemas rapidamente. Por exemplo, se você perceber que a utilização da CPU está em níveis elevados em um determinado momento, pode investigar o que está causando esse aumento e tomar medidas para corrigir o problema antes que ele afete a disponibilidade do sistema. Além disso, as informações coletadas também podem ser usadas para otimizar o uso de recursos e reduzir custos.
Conclusão
Os logs, métricas e traces tem seus propósitos individuais, mas são complementares na hora de trazer a máxima visibilidade completa sobre o comportamento de sistemas distribuídos.
Com esses 3 pilares, você torna a observabilidade uma técnica valiosa para garantir a disponibilidade e desempenho dos sistemas de TI, além de ajudar a identificar problemas rapidamente e tomar decisões informadas.
Se você tem interesse em colocar em prática a observabilidade nos seus sistemas, saiba que somos uma empresa especialista em coleta de dados e métricas de sistemas e entregamos monitoramento avançado e personalizado para nossos clientes. Vamos conversar? Entre em contato com nossos especialistas.