O mundo mudou radicalmente desde que o termo Chief Information Officer – CIO foi cunhado, no final da década de 80. Os Diretores de Tecnologia da Informação da atualidade devem, cada vez mais, manter seu ritmo de crescimento profissional para que possam acompanhar o aumento do valor da informação para as pessoas e para as organizações. Muitos mais que um simples guru da tecnologia, como nas décadas passadas, o perfil de CIO do futuro precisa estar alinhado com a estratégia de negócio, contribuindo para que a empresa alcance seus objetivos por meio das ferramentas e serviços que ele conhece melhor que todos.
Conheça o perfil de CIO que o mercado buscará nos próximos anos:
Jogo de cintura
Já se foi o tempo em que os profissionais de TI usavam jargões para manter seu poder decisório, somente porque as demais pessoas não conseguiam argumentar. O tipo de perfil de CIO que o mercado buscará nos próximos anos é uma pessoa qie sabe falar não somente a língua da tecnologia, com seus pares, mas, também, a línguagem do negócio.
Com isso, ele conseguirá dialogar melhor com todos os stakeholders para garantir que os projetos, processos e outras iniciativas de tecnologia de informação recebem a atenção necessária e possam ser implementados com sucesso. Muito mais do que conhecimento técnico o CIO precisa saber gerenciar pessoas para tirar delas o máximo, além de saber tomar decisões rápidas a partir de problemas com diferentes soluções.
De olho no ROI
O retorno sobre o investimento é uma das métricas mais importantes para qualquer gestor em qualquer negócio, e com o CIO não poderia ser diferente.
Embora seja uma necessidade, já nos dias de hoje, isso não é visto na prática. Nos próximos anos, o mercado cobrará, cada vez mais, que esses profissionais saibam como justificar a alocação de recursos em infraestrutura de software e hardware e, para isso, é preciso saber como essas decisões beneficiarão o negócio, seja em aumento no faturamento, fidelização de clientes, redução de custos, melhoria da produtividade, entre outros.
O mundo é digital
O crescimento do e-commerce e do uso das redes sociais nos últimos anos mostra que os consumidores já não se comportam mais como antigamente. Por isso, as empresas em busca de CIOs capacitados para enfrentar os desafios do futuro irão se atentar para seus conhecimentos e habilidades relacionados à interface web, local onde as pessoas e organizações estão passando a maior parte de seu tempo.
O CIO ideal será responsável por gerenciar suas equipes através de soluções que garantam uma presença marcante da empresa na internet, permitindo que os consumidores se sintam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos por este canal. Ou seja, mesmo que os sistemas tenham ótimo desempenho sustentando o negócio de forma adequada, é preciso que esses sistemas cheguem aos usuários através de interfaces amigáveis.
Governança de TI
As organizações e seus gestores vêm sendo cada vez mais pressionados por seus investidores e pela sociedade a obter melhores resultados utilizando a menor quantidade de recursos possível.
Com isso, o mercado também espera que o CIO seja capaz de monitorar e avaliar a performance dos sistemas usados na empresa para que possa conseguir atender às demandas do negócio no curto, médio e longo prazo.
Fim dos projetos eternos
É muito comum na área de TI histórias de diversas empresas que contrataram sistemas que levaram anos para serem implementados ou que nem chegaram a serem implementados e foram abandonados no meio do caminho. Este tipo de projeto não está mais sendo aceito pelas organizações e um dos papeis do CIO nos próximos anos será acabar com essa cultura. O cumprimento de entregas será cada vez mais cobrado dos profissionais que devem garantir a execução dos projetos.
Sistemas de gestão
A partir de um cenário em que os funcionários permanecem cada vez menos tempo dentro de uma organização o CIO precisa utilizar sistemas de gestão com curvas de aprendizado cada vez menores. A rotatividade de funcionários impede a adoção de solução com longo prazo do implementação. Por isso, o CIO ideal para o mercado é aquele que garantirá a implantação de sistemas alinhados com as melhores práticas de mercado, entre elas o armazenamento de arquivos na nuvem, o acesso a partir de dispositivos móveis e o uso de interfaces mais amigáveis.