Existem riscos na terceirização de TI, assim como há em quase todas as atividades no mundo dos negócios. Por isso, é preciso muito estudo e uma análise completa sobre o momento adequado para se tomar essa decisão, pois esta solução pode ser adequada ou não dependendo do perfil da empresa.
Escolher um parceiro focado no crescimento mútuo também é extremamente importante para se manter competitivo. Além disso, é preciso ter alguns controles que vão otimizar o serviço prestado e garantir que ele possa ser realizado da forma esperada. Descubra alguns motivos para investir no outsourcing de sua área de TI nos próximos tópicos!
O que é outsourcing de TI e como pode ajudar a sua empresa?
O outsourcing de TI é um tema que está em grande evidência no mercado. Trata-se da contratação de um fornecedor de serviços de tecnologia — como um service desk, NOC ou desenvolvedor de sistemas, por exemplo — que cuidará de um processo pespecífico. Desta forma, a sua empresa fica livre para focar totalmente na atividade-fim do próprio negócio. Em alguns casos, toda a equipe de TI pode ser terceirizada, mas este é o caso menos comum encontrado no mercado.
Motivos para investir no outsourcing de TI
Mesmo com a TI participando ativamente da área estratégica da empresa, tornou-se uma boa opção fazer sua terceirização, ou pelo menos a terceirização de uma parte dela. Diferentemente do paradigma que existia no passado — quando somente serviços totalmente divergentes do negócio eram delegados a terceiros, como limpeza e transporte, por exemplo — agora, toda área que não é parte do core da organização pode ser beneficiada ao se adotar essa prática.
Muitas conquistas são alcançadas — como inovação e sustentabilidade — ao realizar o outsourcing de TI. O crescimento do mercado de forma exponencial é prova disso, pois, quando a empresa se concentra somente no seu maior propósito, ela consegue alcançar um nível de qualidade impensável anteriormente. Mas isso não é atingido por qualquer tipo de outsourcing, mas sim no foco total no negócio da empresa.
A terceirização do serviço de infraestrutura de TI no passado era impensável, entretanto hoje é uma realidade. Empresas de pequeno e médio porte se beneficiaram muito dela e, hoje, até as grandes iniciaram a migração para a nuvem. Um exemplo são os diversos serviços computacionais oferecidos pela Amazon web Services.
Para seguir essa maré e tomar a decisão mais coerente, é preciso ter um plano de médio e longo prazo montado. Ter uma certa estabilidade no ambiente e muito conhecimento sobre as capacidades e necessidades tecnológicas também é algo que aumenta as chances de sucesso dessa empreitada.
Vamos descrever alguns dos maiores benefícios conquistados quando o outsourcing é a decisão tomada:
Aumento da produtividade
A especialização da empresa contratada na prestação do seu tipo de serviço e a total dedicação para essa finalidade trazem melhorias perceptíveis de qualidade e velocidade na entrega. Isso conduz a um aumento imediato de produtividade — e ainda mais, conforme se amplia a sinergia da parceria.
Redução de custos
Essa é, sem dúvida, uma das maiores vantagens na terceirização da TI. Se não há uma equipe própria, não é preciso se preocupar com medidas de economia que podem, inclusive, acabar trazendo prejuízos. Um exemplo é contratar profissionais de pouca capacidade por baixos salários. A redução de custo do outsourcing de TI surge como uma enorme aliada da empresa, pois foca seus serviços em atividades específicas.
É um custo elevado manter profissionais especializados da área de tecnologia. Quando a empresa opta pelo outsourcing, se livra das obrigações e encargos de ter esse profissional como um empregado direto. Um especialista em banco de dados, por exemplo, pode prestar serviços para diversas empresas. Isso permite ganho de escala e redução de custos para as empresas que o contratam.
Foco no core business
Se não existe mais a necessidade de gerenciar áreas além da atividade-fim organizacional, o esforço, dinheiro e tempo podem ser direcionados ao core e à missão da empresa. Isso cria um ambiente muito mais propício a ideias mais eficientes, que agreguem valor ao negócio.
Qualidade do atendimento
A qualidade do atendimento e do serviço prestado aumenta, quando há uma empresa composta por profissionais especializados atuando nas soluções. Além disso, é possível implantar diversas boas práticas que ajudam na melhoria contínua da área — como DevOps, por exemplo.
As vantagens de optar pelo outsourcing de TI são perceptíveis aos olhos de gestores e diretores, pois dão mais força ao negócio e auxiliam a empresa a alcançar sua visão de futuro e cumprir sua missão com sucesso. É preciso tomar os cuidados necessários e analisar o cenário atual interno e externo muito bem. Porém, quando isso é feito com competência e clareza, a empresa pode desfrutar do que a tecnologia traz de melhor.
Contudo, nem tudo são flores! Existem muitos desafios a serem superados para se conseguir realizar o outsourcing de TI. Além disso, existem muitos fornecedores com baixo nível de qualidade e que não contribuirão para o crescimento da sua empresa. Portanto, é importante sempre tomar cuidado ao tomar uma decisão que impactará fortemente nos processos da sua empresa.
No mercado que a OpServices atua, o gerenciamento da infraestrutura de TI, existem duas opções que oferecemos a nossos clientes: a contratação da nossa solução para utilização interna ou a contratação de um de nossos parceiros que prestam o sevriço de NOC. Desta forma o monitoramento da infraestrutura e a gestão de recursos e atualizações ficam a cargo de um fornecedor especialista.
Artigos relacionados: Entenda o que é Business Activity Monitoring (BAM) | Gestão à vista e o monitoramento dos processos de negócios em tempo real | A morte da planilha excel para a gestão de indicadores!