Sigla para Packet Internet Network Groper, algo como localizador de pacotes na rede de internet em português, o PING é um comando disponível em quase todos os sistemas operacionais. Avalia o tempo de envio de um pacote de dados e de resposta entre máquinas conectadas a uma mesma rede.
O resultado é dado em uma unidade de tempo, geralmente de alguns milissegundos. Quanto maior o valor do PING, mais lenta é a transmissão de informações dentro daquela rede e mais difícil é a sincronização de dados em tempo real, o que pode explicar por que a sua conexão com a internet ou com outros computadores da empresa é tão ruim.
Agora que você já descobriu o que é PING, que tal conseguir mensurá-lo dentro da sua rede e utilizá-lo para monitorar os sistemas da sua empresa? É só conferir o nosso post!
Qual a função do PING?
O PING serve para avaliar a conexão da rede de equipamentos internos (computadores, impressoras, máquinas etc) e a conexão com servidores de internet e endereços de sites específicos, determinando o tempo de latência da resposta entre as máquinas.
Seu valor é tanto um marcador de velocidade de transmissão de dados quanto uma forma de conferir se todos os equipamentos da rede estão realmente conectados e responsivos aos comandos.
Dessa forma, o PING avalia a qualidade da infraestrutura de qualquer rede e é útil para a monitoração de funcionamento e observação de melhorias.
Entendendo os seus benefícios
Um resultado de PING alto indica que o equipamento/endereço sendo testado não está conectado adequadamente à rede ou que a transmissão de dados dentro da rede é lenta e o tempo gasto para todo o processo é elevado. Esse resultado pode indicar indisponibilidades em todos os serviços suportados por este device.
Já um PING baixo é sinal de que a transmissão de dados ocorre em uma velocidade adequada e que o equipamento/endereço está bem conectado. Nesses casos é possível afirmar que a disponibilidade está OK.
Como realizar um teste de PING
Realizar um teste de PING não é uma tarefa tão complexa e pode ser feita por qualquer pessoa.
Acesse o Prompt de Comando ou o Terminal do seu sistema operacional. No windows, isso pode ser feito digitando “cmd” ou “prompt de comando” na janela de busca do menu inicial. No Linux, o prompt pode ser acessado dentro da pasta Acessórios ou por meio dos atalhos de teclas Ctrl+Alt+T. Já no Mac OS X, é necessário acessar a pasta de Aplicativos e, em seguida, a de Utilitários, onde se encontra o Terminal.
Uma vez que a janela esteja aberta, digite a palavra “ping” e o endereço do site ou IP do computador que você deseja testar a velocidade de conexão. Dê enter e visualize os resultados.
Normalmente são enviados quatro pacotes de 32 bytes, e o tempo médio de envio é calculado ao final da análise. O sistema pode mostrar também a perda de alguns pacotes durante o envio, o esgotamento do tempo limite de pedido devido às instabilidades na rede ou falha geral do sistema devido à interrupção completa da conexão.
Monitoramento de PING
Quando realizado de forma regular, esse teste oferece um monitoramento simples da infraestrutura de TI, reduz a chance de falhas no sistema e serve de base para a tomada de decisões. Porém, para gerenciar ambientes corporativos o ideal é utilizar um software que automatize o monitoramento de toda a infraestrutura. Além disso, é possível inúmeras métricas, como disponibilidade de dispositivos e serviços associados a estes dispositivos, capacidade e performance, entre muitos outros.
Nesse caso, existem muitas ferramentas. Indicamos o OpMon, que é o software de monitoramento de infraestrutura de TI líder no Brasil. É desenvolvido pela OpServices e possui funcionalidades avançadas, como construção de dashboards customizados de todos os elementos monitorados. Clique no banner abaixo para mais informações!
Quer descobrir mais sobre o que é PING e sobre outros sistemas de monitoramento de TI? Entre em contato com a nossa equipe e tire suas dúvidas!