Otimizar a gestão a partir de um conjunto de práticas seguro e simples é o sonho de qualquer CIO e a governança de TI promete os instrumentos para que isso se torne realidade. Alinhando recursos, administrando riscos e garantindo a manutenção dos processos essenciais para que o negócio opere, os frameworks pretendem indicar estratégias vantajosas para que seu departamento de tecnologia se torne parceiro do crescimento.
Neste artigo, você entendará melhor o que é Governança de TI e como ela ajuda a atingir resultados cada vez melhores em seu negócio. Confira!
O que é Governança de TI?
Governança de TI é definida como o conjunto de processos e metodologias utilizados para salvaguardar a integridade das operações tecnológicas em curso em uma empresa. É uma administração mais eficiente utilizando apenas os recursos disponíveis.
Este conjunto de estratégias é idealmente baseado em apenas um ou múltiplos frameworks de trabalho, que definem conjuntos de iniciativas capazes de monitorar o desempenho e qualificar a atuação da sua TI. Definir o que funciona para cada empresa é papel do CIO e as organizações tendem a se beneficiar da adoção de mais de um deles em conjunto.
CobiT, ITIL e PMBOK são alguns deles e cada um prioriza um aspecto fundamental da gestão. Administrar serviços, auditorar processos, agendar e implementar manutenções de infraestrutura e gerir projetos são algumas das atividades que podem obter vantagens destes frameworks.
Para que serve governança de TI?
Atualmente, Governança de TI é antes de tudo um fator competitivo capaz de qualificar os ganhos de sua empresa. Melhorando a eficácia na utilização de tecnologia em suas operações, ela garante uma gestão hermética de recursos e orienta sua TI em direção a um padrão de qualidade.
A melhora nos processos e operações torna a obtenção de resultados um desafio menor e aumenta a produtividade da equipe. Acima de tudo, governança é o diferencial entre uma TI que gera lucro e aquela que dá prejuízo.
Quais são os principais benefícios da Governança de TI?
O foco da Governança de TI está direcionado a cinco áreas principais de seu negócio e trará vantagens às empresas que conseguirem implementar frameworks condizentes com suas necessidades do momento. Confira quais são elas e como governança faz a diferença:
Alinhamento de estratégia
É a parte da gestão que garante o alinhamento dos processos de negócio e da tecnologia para que eles trabalhem em sincronia no crescimento de sua empresa. Com a Governança de TI, sua empresa tem as ferramentas necessárias para assegurar que o departamento trabalha em sincronia com o foco de sua atuação.
Geração de valor
Sua tecnologia precisa ser eficiente o bastante para gerar uma melhor utilização dos recursos humanos e de infraestrutura. A Governança de TI definirá estratégias para que o departamento custe menos à organização, encontrando formas para que atue na geração de valor.
Administração de riscos
Antecipe riscos e minimize seus efeitos operacionais através da adoção de protocolos de governança eficientes. Eles vão orientar manutenções, atualizações e outros processos de rotina para evitar perdas no futuro.
Controle de recursos
Gerir recursos para maximizar a obtenção de valor e otimizar a obtenção de resultados: este é o principal objetivo da Governança de TI. Protocolos que avaliam o desempenho, estrutura e flexibilidade de sua TI vão orientar a aplicação de recursos em sua empresa para que ela seja também parceira da estratégia.
Avaliação de performance
Define e avalia os indicadores relevantes para seu negócio muito além do ponto de vista financeiro, proporcionando uma avaliação complexa dos resultados de sua empresa. Com governança de TI, políticas e métricas auditáveis são implementados para garantir a eficiência da gestão.
Soluções que contribuem para a melhoria na governança de TI
Para ter um controle sobre seu ambiente de TI, primeiramente, é necessário realizar o monitoramento de toda infraestrutura, desde servidores, equipamentos de redes e sistemas até dispositivos essenciais para o seu negócio, como máquinas POS, por exemplo. Além da disponibilidade e do desempenho destes equipamentos é essencial receber relatórios de forma automática.
Tudo isso pode ser feito com o OpMon, software de gerenciamento de TI desenvolvido pela OpServices. Com o OpMon também é possível monitorar processos de negócios e realizar a gestão à vista por meio de dashboards com indicadores críticos. Para saber mais clique aqui