Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 05.01.2016

4 erros comuns no monitoramento do tráfego de redes

Monitoramento de tráfego de redes

Informação vale ouro. Essa é uma frase utilizada há muitos anos, antes mesmo da internet. Mas, com o crescimento da rede mundial de computadores e a transformação que ela causou no mundo, ganha ainda mais sentido.

Hoje, é possível adquirir uma infinidade de dados extremamente importantes para o seu negócio. A dificuldade está em tratá-los e analisá-los de modo a gerar valor para o seu negócio. Dito isso, a análise das informações relativas ao tráfego da rede das empresas é de extrema importância para reduzir custos, descobrir gargá-los e otimizar o envio e recebimento de dados da rede das organizações.

Logo, o monitoramento de tráfego da rede é uma atividade-chave para qualquer empresa. Neste artigo vamos apontar os principais erros cometidos no monitoramento de tráfego de redes e as possíveis soluções que você pode adotar para contorná-los. Confira!

 

1. Não definir metas para monitoramento de tráfego de redes

Ao monitorar o tráfego da sua organização, você poderá encontrar uma enormidade de informações, denominadas metadata. O alto volume de dados pode confundir a equipe e fazer com que ela ou o profissionail responsável pelo monitoramento não perceba importantes insights para a resolução de problemas e identificação de gargalos.

Por isso, liste as principais limitações e necessidades da sua rede antes de começar o monitoramento. Dessa maneira, será mais fácil identificar uma informação valiosa quando ela surgir.

 

2. Adotar reações diferentes para mesmos problemas

O monitoramento de tráfego é capaz de identificar diferentes problemas e situações na rede da sua organização. Desde um vírus que infectou a rede através de um e-mail específico até downloads que não deveriam estar sendo feitos (como via torrent, por exemplo), é possível constatar a origem do problema em tempo real.

Diversas empresas perdem tempo ao adotar diferentes soluções para a mesma situação. Portanto, crie protocolos para problemas comuns, a fim de agilizar a resolução e conscientizar os demais colaboradores sobre os malefícios de determinadas práticas, o que nos leva ao próximo erro.

 

3. Não utilizar as informações para conscientizar

Explicar os motivos de determinadas ações normalmente sai mais barato do que tomar medidas proibitivas. Afinal, a conscientização é a melhor maneira de fazer seus colaboradores entenderem as decisões tomadas pela diretoria.

Por isso, explique porque determinados downloads e sites prejudicam toda a rede. Baseie as explicações em dados provenientes dos monitoramentos e adote uma linguagem menos técnica, focada no público-alvo. Você pode se surpreender com a mudança de comportamento dos colaboradores.

Embora o simples bloqueio pode ser eficiente para determinados setores, pode minar a criatividade de áreas que precisam buscar fontes de informações em diferentes lugares. Além disso, existem diversas maneiras de escapar dos bloqueios impostos e se o seu funcionário não quer trabalhar, não é um bloqueio que irá fazer com que ele se torne produtivo.

 

4. Não escolher a tecnologia correta para sua realidade

Diversos fatores influenciam na capacidade de monitoramento de rede de uma empresa. A rotatividade de colaboradores nas equipes de TI e a mudança de rotinas, quantidade de probes (que muitas vezes é um fator de variação de preço), quais informações os administradores de redes desejam visualizar e necessidades específicas devem ser detalhadas e consideradas na contratação de uma solução.

Por isso, é importante que o software utilizado seja de fácil compreensão, para que novos funcionários possam utilizar o máximo de sua capacidade. Dessa forma, a empresa não perde tempo nem dinheiro com a rotatividade.

Conheça o OpMon Traffic Analyzer, desenvolvido por nós! Clique aqui para ver como funciona nossa solução para monitoramento de tráfego de redes e entenda como ela ajudará a resolver inúmeros problemas da sua organização.

 

Monitoramento de tráfego de redes via sFlow e NetFlow

Para monitoramento das informações trafegadas na rede, disponibilizamos para os nossos clientes o OpMon Traffic Analyzer, solução que utiliza os protocolos NetFlow e sFlow para enxergar o que passa na rede da sua empresa.

 
Banner Monitoramento de Rede

 

Principais funcionalidades de uma ferramenta para monitoramento do tráfego de rede

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para realizar o gerenciamento de redes. De modo geral, as funcionalidades mais importantes e mais utilizadas são:

  • Possibilitar o entendimento do comportamento de tráfego da sua organização;
  • Identificar a origem dos problemas gerados por anomalias do tráfego;
  • Validar o impacto das mudanças planejadas na rede;
  • Descobrir a causa-raíz do congestionamento da rede;
  • Medir o consumo de links de cada aplicação ou usuário.

 

O monitoramento de redes é uma das prioridades da TI da sua empresa?

Os profissionais de TI sabem que até mesmo os equipamentos de última geração e os softwares mais atualizados não garantem sistemas imunes a erros. Por isso, qualquer sistema crítico para um negócio deve ser monitorado constantemente para evitar interrupções que prejudiquem sua utilização pelos usuários.

Leia o nosso post sobre a importância do monitoramento de redes

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos