Neste artigo você vai encontrar alguns modelos de dashboards para turbinar a gestão do seu negócio. Utilizaremos o conceito de gestão à vista para exemplificar.
O monitoramento de processos e a gestão dos indicadores de negócio sempre foram demandas verticais: solicitadas pela alta gerência para os gestores de cada área. Por muito tempo, foram realizadas por meio da tabulação de dados em planilhas, geralmente com um alto custo de horas/homem gastas para que fossem entregues de forma efetiva.
Modelos de Dashboards para implementar na sua empresa
Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de integrações e APIs, já é possível coletar de forma automática, diferentes dados e apresentá-los em formato visual, dando subsídios para a tomada de decisões estratégicas.
A integração entre diversas aplicações (ERP, SCM, Help Desk, BI, Planilhas, BPM, Sistemas Financeiros) por meio de dashboards pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio.
Através do conceito de Monitoramento das Atividades de Negócios, ou Business Activity Monitoring (BAM), a OpServices se propõe a facilitar o trabalho dos gestores, fornecendo dados confiáveis, resumidos e formatados para tomada de decisões. E o mais importante: em tempo real!
Os dados do passado são essenciais para montar uma estratégia para o futuro, mas somente os dados em tempo real pode ser utilizados com o objetivo de mudar o rumo dos negócios em um curto prazo (amanhã!).
Veja, abaixo, algumas ideias de indicadores e modelos de dashboards que desenvolvemos para clientes de diferentes verticais e que você pode tomar como exemplo para criar na sua empresa.
1. Dashboard Industrial
No dashboard do processo industrial podem ser monitorados indicadores como workflow de produção (pedidos, fabricação, embalagem, nota fiscal e distribuição); resultados (produtos fabricados, tempo de fabricação e desperdício); esteira (tempo de produção, tempo de paradas e tempo de manutenção) e máquinas injetoras (unidades produtizads por hora e acompanhamento de metas).
Business Value Dashboard de Processo Industrial.
2. Dashboard de Varejo
Monitoramento dos indicadores de negócios de todas as lojas de uma rede, como produtos mais vendidos (total e lucratividade), resultados dos vendedores, workflow de visitantes (qtde. de visitas, qtde. de compradores, ticket médio, tempo de permanência) e comparação loja online versus loja física.
Business Value Dashboard de Processo Comercial (Varejo).
3. Dashboard Hospitalar
Gestão dos indicadores críticos ao funcionamento de um hospital: tempo de atendimento por especialidade; disponibilidade de leitos; consultas (exames, laboratórios, especializadades, internação, cirurgias e UTI); gravidade por status (muito grave, grave e pouco grave) e workflow de atendimento (entrada, triagem, espera, atendimento e exames).
Business Value Dashboard de Processo Hospitalar.
4. Dashboard Financeiro
Monitoramento de um processo de financeiro de digitalização de contratos: digitalização e envio > análise > aceitação > irregularidades > cancelamento > produtos transacionados. Além disso, são monitorados os cartões Visa, Mastercard, GoodCard e Sodexo, com indicadores por loja e por região.
Business Value Dashboard de Processo Financeiro.
5. Dashboard Comercial
Painél visual com os principais indicadores comerciais por loja: total de vendas; melhores e piores lojas e disponibilidade de loja on-line. Tudo isso com filtros por período e possibilidade de criação de alertas para comunicar aos gestores quando as metas não estão sendo atingidas. Em tempo real, é claro.
Business Value Dashboard de Área comercial.
6. Dashboard Logístico
Visão centralizada dos principais indicadores logísticos de uma empresa: entregas dentro e fora do prazo; tempo de carregamento de produtos; tempo de entrega médio; custos com quilometragem; manutenção e disponibilidade de frota.
Business Value Dashboard de Logística.
Os dashboards inteligentes, construídos para gerar uma gestâo à vista, oferecem subsídios para a tomada de decisões em tempo real. Baseiam-se em três pilares: (1) visualização de dados, (2) monitoramento de sistemas e (3) integração entre aplicações.
A visualização de dados pode ser criada a partir dos dashboards customizáveis da solução. Desta forma, os dados a serem apresentados são coletados pelo monitoramento de sistemas proativo, que realiza checagens em tempo real.
Já a integração de sistemas e aplicações pode ser alcançada pela flexibilidade e capacidade da plataforma de monitorar qualquer tipo de dispositivo ou aplicação que gere algum tipo de dado. Se é possível chegar à informação de alguma forma, é possível monitorá-la!