Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 02.01.2017

Quais são as métricas mais importantes para a área de TI?

Métricas de TI

O uso de indicadores é apontado por vários gestores como uma forma de tornar os negócios mais eficazes e otimizar as políticas internas. Neste sentido, o departamento de TI utiliza essa estratégia, com as métricas de TI, para ganhar desempenho, rastrear problemas internos e avaliar como as medidas de gestão impactam o dia a dia dos seus usuários.

Se você deseja utilizar essa estratégia no seu setor, leia no nosso post tudo o que você precisa saber sobre as métricas de desempenho mais importantes para a área de TI.

 

O que são as métricas de desempenho?

As métricas de desempenho são utilizadas por empresas para identificar como as políticas operacionais e de gestão impactam nos resultados do negócio. Elas podem ser definidas de acordo com o perfil do empreendimento ou de acordo com um processo de benchmarking, no qual a empresa se alinha com os padrões dos principais players do mercado. Dessa forma, é possível avaliar a eficácia de vários fatores internos, rastreando gargalos e pontos que precisam de melhorias.

 

Métricas de vaidade: Por que evitar?

Conceito criado por Eric Ries, um dos principais gurus sobre gestão de startups e empresas inovadoras, as métricas de vaidade são indicadores que devem ser evitados. Em geral, eles podem ser identificados como métricas que apenas tentam valorizar o trabalho do gestor. Consequentemente, a sua capacidade de auxiliar o negócio a otimizar a área de TI é reduzida. Um exemplo pode ser a taxa de download da versão trial de um software, que isolada não diz nada. Isso porque caso ninguém esteja comprando a versão completa, de nada adianta uma quantidade grande de downloads da versão de testes.

 

Quais são as principais métricas de TI

A área de TI pode implementar vários indicadores para avaliar o desempenho das suas políticas de governança. Elas permitem identificar problemas nas políticas operacionais e rastrear falhas na infraestrutura do setor. Assim, o gestor de TI consegue definir abordagens para melhorar o desempenho de uma área que é considerada por muitos especialistas como crucial para empresas inovarem e serem eficazes.

Entre as principais métricas para o setor de TI podemos destacar:

 

Índice de uptime

A infraestrutura de TI é tão eficaz quanto maior for o tempo em que os recursos ficarem disponíveis. Nesse sentido, o uptime ideal dos sistemas e dispositivos internos deve estar acima de 99%, na maior parte dos casos.

Muitas empresas de grande porte chegam a demandar da área de TI disponibilidades superiores as 99,99%. Isso garante que os profissionais da empresa contarão com uma infraestrutura que sempre atenderá às suas necessidades. Quanto maior a garantia de disponibilidade maior os investimentos necessários para que os sistemas possam rodar com o menor risco de downtime.

Caso o uptime esteja baixo, medidas podem ser tomadas para otimizar a infraestrutura de TI. Equipamentos podem ser configurados de acordo com o seu perfil de uso. Além disso, dispositivos com baixo desempenho podem ser trocados por equipamentos mais eficazes. O índice de Uptime dos principais sistemas e recursos é talvez a métrica de TI mais conhecida.

 

Tempo médio de atendimento

O tempo gasto pelo service desk para auxiliar os usuários a solucionarem os seus problemas está diretamente ligado ao impacto que falhas causam no funcionamento da empresa. Nesse sentido, o gestor de TI pode avaliar como cada equipe atende os usuários e, assim, modificar os processos de suporte em busca de um setor que atuem com mais agilidade e precisão. Dessa forma, problemas na infraestrutura de TI não afetarão profundamente os fluxos de trabalho do negócio.

 

First call resolution

Outra métrica de TI relacionada ao suporte, a first call resolution está ligada ao número de chamados solucionados logo no primeiro contato com o time de suporte. Apesar de vários problemas complexos demandarem mais contatos, é possível identificar como os profissionais do service desk conseguem rastrear a origem de problemas rapidamente.

Caso esse indicador aponte a necessidade de melhorias, o gestor de TI pode treinar times e criar uma documentação com as principais medidas para solucionar problemas recorrentes da área.

 

Índice de bugs

Avaliar o número médio de bugs nos softwares desenvolvidos pela empresa dá ao gestor de TI uma capacidade maior para identificar problemas nos processos de desenvolvimento e testes de código.

Caso o número de falhas seja alto, a empresa pode modificar as suas políticas de software development em busca de rotinas mais eficazes e ágeis. Além disso, estratégias como o DevOps podem ser adotadas para integrar times e otimizar rotinas internas.

Alguns indicadores relacionados a bugs podem ser, por exemplo: número de horas para correção de bugs, número de horas para correção de bugs críticos, número de bugs por versões lançadas e número de bugs críticos por versões lançadas.

Gostou do nosso post e quer mais dicas para otimizar os seus processos de governança na área de TI? Então assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades em primeira mão!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos