Os níveis de maturidade na TI
Podemos identificar três cenários que são os mais comuns dentro da TI nas empresas.
TI Reativa
Neste cenário a TI só apaga incêndios e resolve os problemas do dia-a-dia. Os problemas só são descobertos quando o cliente percebe falhas antes da empresa e alguém liga ou manda e-mail reclamando. As reclamações mais comuns são, por exemplo, internet que caiu, sistemas lentos e aplicação que pararam de funcionar.
TI Preventiva
Este já é um cenário bem melhor que o primeiro. A TI já consegue se antecipar a alguns problemas e descobrir a sua existência antes que os usuários reclamem. Ainda não é o cenário ideal, mas já fornece uma estrutura mais competitiva para que a empresa possa prestar melhores serviços.
TI Proativa
Este é o cenário ideal, mas pouquíssimas empresas brasileiras estão neste nível. Neste nível de maturidade, além de agir preventivamente na resolução dos problemas antes que eles aconteçam, a TI fornece às áreas de negócios informações valiosas sobre todos os processos da empresa.
Por que descobrir o nível de maturidade da sua empresa?
Ao identificar o estágio em que a TI da sua empresa se encontra nesta classificação você poderá tomar decisões para cultivar uma cultura que coloque a tecnologia como prioridade do negócio. Leva um pouquinho de tempo, mas é possível.