Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 13.02.2019

O que é o algoritmo Holt-Winters e como funciona?

Algoritmo - Holt-Winters

Você sabe o que é o algoritmo Holt-Winters? Também chamado de método de suavização exponencial tripla, esse algoritmo é muito utilizado quando há a necessidade de calcular previsões em séries temporais que possuam tendência e sazonalidade.

Por isso, em busca de uma maior competitividade, muitas empresas estão investindo em ciência de dados para realizar diferentes tipos de previsões, aprimorar a sua gestão e melhorar os seus investimentos.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre esse algoritmo, compreender a sua funcionalidade e conhecer os benefícios por ele proporcionados. Siga conosco!

 

O que é o algoritmo Holt-Winters?

O algoritmo Holt-Winters é uma das técnicas de previsão mais populares para séries temporais. Apesar de existir há décadas, ele ainda é muito utilizado em aplicativos voltados para fins de detecção de anomalias e, especialmente, na previsão de tempo.

Esse modelo é uma extensão do modelo de Holt (suavização exponencial dupla), desenvolvido por Winter. A sua capacidade de previsão é simples, mas muito poderosa. Ele pode lidar com muitos padrões sazonais complicados, simplesmente encontrando o valor central e adicionando os efeitos de inclinação e sazonalidade.

 

Para que ele serve?

As técnicas da série temporal trabalham com dados numéricos coletados em um período de tempo. Dessa forma, esse método é usado para prever valores futuros da série, compreendendo as observações numéricas anteriores.

Confira, abaixo, algumas utilizações que encontramos papers sobre o assunto:

  • previsão de demanda a partir de histórico de sazonalidade;
  • cálculo do tempo de visita de turistas em um determinado local;
  • dados dos scripts da Bolsa de Valores NSE durante um período de tempo;
  • análise dos dados mensais do desemprego;
  • previsão do tempo e da taxa de temperatura diária;
  • sazonalidade de dados de vendas em um e-commerce.

 

Quais são os seus benefícios?

Ao fazer o uso desse algoritmo, podemos contar com uma previsão bastante precisa. Desde que, claro, sua utilização seja feita da forma correta e se tenha histórico suficiente para tanto. Confira, a seguir, os principais benefícios proporcionados por ele.

 

1. Simples implementação

São necessárias apenas 3 informações para a sua aplicação: previsão para o período mais recente, valor real para esse período e o valor da constante de suavização, um fator de ponderação que reflete o peso concedido aos valores de dados mais recentes.

 

2. Realiza previsões precisas

Um método de suavização exponencial produz uma previsão para um período futuro. Ao se utilizar a técnica de projeção de tendência, previsões futuras poderão ser geradas. Ela é considerada precisa por levar em consideração a diferença entre as projeções reais e o que realmente aconteceu.

 

3. Confere maior importância a observações recentes

Os dados observados representam a soma de dois ou mais componentes. Um deles é o erro aleatório, ou seja, a diferença entre o valor observado e o valor verdadeiro. Assim, a variação aleatória é negligenciada, tornando muito mais fácil perceber o fenômeno subjacente.

A modelagem de séries temporais é uma área fascinante, com relevância e impacto práticos. Os modelos de Holt-Winters são muito eficientes, pois eles apresentam resultados bastante próximos da realidade. Vale ressaltar que os seus dados devem ser sempre associados a uma análise minuciosa de mercado.

 

Utilizando o algoritmo no monitoramento

Como a OpServices atua com a monitoração de dados de infraestrutura e negócios, isso gera uma grande quantidade de dados para se analisar. Um insight que tivemos no passado foi utilizar o algoritmo Holt-Winters para detecção de comportamentos anômalos.

A nossa plataforma, o OpMon, permite a criação automática de linhas de base (baselines), que representam o comportamento normal e esperado do ambiente de TI ou de negócio. A análise dos dados historicos pode gerar alarmes em tempo real de mudanças no comportamento padrão. Veja o exemplo, na interface:

Algoritmo Holt-Winters

O período de amostragem das linhas de base é configurável por semana, mês, ano, ou calendário customizável, podendo ser aferida a sazonalidade de uma métrica monitorada. Ou seja, é possível adaptar o modelo aos intervalos de tempo relevantes ao negócio, como datas comemorativas e feriados.

O OpMon calcula o comportamento esperado utilizando dados históricos analisados pelo algoritmo preditivo. Para evitar falsos positivos e alertas em excesso é possível configurar limites de confiança, tornando os alarmes e alertas mais sensíveis a variação deste comportamento esperado.

Como padrão, as notificações são enviadas de forma automática aos responsáveis para detecção de comportamentos anômalos, sem a necessidade de configurações.

A detecção de anomalias do negócio, calculadas a partir do algoritmo, gera limites de confiança superiores e inferiores dos recursos monitorados baseados no comportamento histórico, permitindo a detecção de picos de utilização de recursos fora do esperado, tanto para cima como para baixo das linhas de base. A cada nova checagem do OpMon é aplicado um cálculo de previsão baseado nas configurações realizadas.

Comportamento esperado = comportamento histórico x algoritmo preditivo

Este modelo permite uma monitoração comportamental e adaptativa do negócio, tornando-se mais precisa à medida que o histórico disponível para o cálculo aumenta.

 

Utilizando o algoritmo no monitoramento

Agora que você já sabe o que é o algoritmo Holt-Winters, que tal continuar a aprimorar os seus conhecimentos e descobrir mais sobre ciência de dados?

Quer saber mais informações sobre o funcionamento da plataforma e os nossos modelos comerciais? Agende uma Demo Online do OpMon com nosso time de especialistas e descubra como você pode garantir alta disponibilidade dos recursos de TI e visualizar indicadores de negócio através de dashboards em real-time.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos