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Por: Pedro César Tebaldi em 30.06.2023

GLPI: A solução que o seu gerenciamento de TI precisa ter

Sabemos que a gestão de TI é bem ampla e por esse, entre outros motivos, é bem desafiadora. Contar com ferramentas que ajudem na automatização e na melhoria contínua de processos é essencial para trazer agilidade no dia a dia do setor.

Uma plataforma que cumpre esse papel, é a de GLPI (Gestionnaire Libre de Parc Informatique). Conhecida por ser uma solução gratuita para gestão de incidentes e ativos de TI, além de contar com inventário de equipamentos e gestão de help desk.

Venha saber mais sobre essa ferramenta que pode se tornar uma grande aliada da sua empresa. Confira!

 

O que é GLPI?

Em tradução livre, a Gestão Livre de Parque de Informática, se trata de um software de código aberto criado para ser uma solução abrangente para o gerenciamento de ativos de TI e suporte aos usuários. Uma ferramenta bastante utilizada por empresas para o controle de seus recursos de TI, rastreamento de incidentes, gerenciamento de inventários e facilidade de suporte técnico.

Bastante flexível e personalizável, o GLPI conta com muitos recursos para ajudar equipes de TI a otimizar suas atividades diárias, pois permite a organização e o gerenciamento de todos seus ativos, desde hardware, computadores, dispositivos móveis, softwares, componentes de rede, entre outros. Ao se ter uma visão completa dos ativos, se torna mais fácil entender as reais necessidades da empresa, realizar manutenção preventiva e identificar áreas que precisam de atualizações ou substituições.

 

Principais funcionalidades do GLPI

Entre as funcionalidades mais úteis do software, podemos citar:

 

1 – Gerenciamento de inventário

Você pode organizar e controlar seus ativos de TI, desde hardwares, softwares até componentes de rede. É possível rastrear detalhes como número de série, localização, data de aquisição e proprietário de cada ativo. Isso ajuda a garantir uma visão geral completa dos seus recursos de TI e facilita o planejamento de atualizações e manutenções.

 

2 – Sistemas de tickets de suporte

O sistema de tickets da plataforma permite registrar, rastrear e resolver os problemas reportados pelos usuários. Os técnicos de suporte podem acompanhar e responder às solicitações, garantindo um fluxo eficiente de comunicação e resolução de problemas. Também mantém um histórico detalhado de todas as interações, facilitando a análise de tendências e a identificação de problemas recorrentes.

 

3 – Gerenciamento de contratos

É possível acompanhar e gerenciar os contratos de manutenção e suporte relativos aos ativos de TI. Como contratos de garantia, acordos de nível de serviço (SLAs) entre outros. O sistema alerta sobre datas de vencimento e fornece informações sobre os termos e condições de cada um dos contratos, o que garante que os serviços contratados sejam fornecidos de forma adequada.

 

4 – Automação de processos

A ferramenta permite a automação de várias tarefas e processos. Você consegue criar regras e fluxos de trabalho personalizados para automatizar a atribuição de tickets, encaminhamento de solicitações, escalação de problemas e outras atividades repetitivas.

 

5 – Base de conhecimento

Os técnicos conseguem documentar soluções para problemas comuns, organizar informações e instruções úteis e compartilhar boas práticas, criando uma base de conhecimento interna. Incentivando a colaboração e o autoatendimento, permitindo que os usuários encontrem respostas para suas perguntas antes mesmo de abrir um ticket.

 

6 – Personalização da plataforma

Os usuários podem adaptar o sistema às suas necessidades específicas, criando campos personalizados, definindo perfis de usuário e personalizando a aparência da interface. Além disso, é possível desenvolver plugins e módulos para adicionar funcionalidades extras ao GLPI, de acordo com a necessidade da empresa.

 

Como o GLPI impacta positivamente sua empresa?

Entre os principais benefícios, podemos citar:

 

1 – Melhor gerenciamento de ativos

Agrega uma visão completa e organizada dos ativos de TI, desde hardware até software e componentes de rede. Isso facilita o controle e o gerenciamento eficiente de todos os recursos, permitindo um planejamento adequado de manutenções, atualizações e substituições. O conhecimento detalhado dos ativos também ajuda a evitar desperdícios e duplicações, otimizando os investimentos em TI.

 

2 – Aumento da qualidade no suporte

A equipe de suporte passa a ter acesso ao histórico detalhado de interações anteriores com os usuários. Isso permite uma compreensão mais completa do contexto dos problemas, evitando retrabalho.

 

3 – Melhoria da comunicação e colaboração

Com uma plataforma centralizada para o registro e acompanhamento de solicitações, a comunicação se torna mais ágil. Os usuários podem acompanhar o status de seus tickets, receber atualizações e fornecer feedback sobre a qualidade do suporte recebido.

 

Implemente o GLPI na sua empresa

Com um planejamento adequado e uma abordagem estruturada, você consegue implementar a ferramenta dentro da sua empresa. Dentre os passos importantes, podemos destacar a definição de objetivos e requisitos, onde você deve considerar as necessidades específicas da sua organização, como controle de inventário, gestão de contratos ou automação de processos. O planejamento de infraestrutura, se os servidores têm recursos adequados, se ele será implantado localmente ou na nuvem. E por fim, é importante treinar a equipe e os usuários finais, incentivando a adoção de uso da plataforma.

 

Exemplo de dashboard de GLPI

Se você não sabe, nós aqui da OpServices trabalhamos com a implementação da ferramenta de GLPI dentro das empresas. Abaixo separamos um dos nossos dashboards criados, vale destacar que o mesmo foi descaracterizado a fim de proteger os dados originais.

Nessa visualização, temos uma visão geral dos ativos presentes na rede como: computadores, softwares, licença, contratos, certificados, domínios, entre outros.

Se você tem interesse em ter essa solução na sua organização, conte com a gente para implementá-la. Fale agora com nosso time de especialistas!

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

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