Entregas em atraso, orçamento estourado, conflitos em excesso na equipe, insatisfação do cliente. Esses são problemas dos quais os gerentes de projetos não querem nem ouvir falar, não é mesmo? Mas a realidade é que essas questões são mais comuns do que a gente imagina no mundo do gerenciamento de projetos de TI.
Por isso, é fundamental redobrar a atenção e os cuidados para evitar os erros e otimizar os projetos de TI. Nós temos algumas dicas para te ajudar nessa missão. A primeira delas é saber que para o bom andamento do projeto é necessário criar ações e processos para cada uma das áreas de conhecimento do ciclo de vida do projeto.
Dicas para um gerenciamento de projetos de TI mais eficiente
Neste artigo listamos 7 dicas básicas para gerenciar seus projetos a partir de boas práticas. Essas dicas podem parecer óbvias, mas são as principais causas de problemas neste tipo de atividade. Então, pegue um café, ajeite sua poltrona e confira nossas dicas!
1. Detalhe muito bem o escopo
É fundamental levantar, detalhar e documentar bem todos os requisitos do projeto. Esse documento é a fonte oficial de consulta sobre tudo aquilo que foi combinado e contratado no início do projeto. Pode ser que haja mudanças no meio do caminho, mas, lembre-se sempre que o que é combinado não sai caro!
2. Faça um bom gerenciamento de tempo
Em projetos, mais do que em outros tipos de trabalho, sabemos que tempo é dinheiro, certo? Por isso, é muito importante contar com boas ferramentas para estimar tempo e levantamento de esforço, como contagem de pontos de função ou indicação de especialistas, por exemplo. Além disso, monitore constantemente o cronograma e os marcos do projeto, identificando as tarefas críticas e se atentando para as sucessoras e predecessoras.
3. Fique de olho nos custos
Gerenciar custos de uma maneira eficaz é um dos segredos de sucesso em projetos. Uma boa dica é criar checkpoints de validação sobre projeto x realizado e acompanhá-los constantemente. Esteja atento também à alocação de pessoas. Alocando pessoas com o perfil mais sênior para atividades mais estratégicas e pessoas menos caras para atividades mais simples, você otimiza custos. Parece óbvio, mas esse ainda é um dos grandes vilões do sucesso em projetos de TI.
4. Atente-se à qualidade nas entregas
Crie critérios de qualidade que assegurarão que o projeto será entregue como esperado pelo cliente e conforme definido no escopo. Em TI, alguns exemplos são taxa de bugs ou velocidade de resposta. Essas metas e indicadores auxiliam na medição da qualidade dos projetos e ajuda na tomada de decisões.
Realizar testes consistentes das funcionalidades do sistema é uma ação que evita o retrabalho e, consequentemente, otimiza os custos e garante entregas de qualidade.
5. Aprenda a gerenciar pessoas
Explore a comunicação entre os membros da equipe, faça reportes, dê feedbacks frequentemente, acompanhe os recursos de perto, fomente reuniões e conversas. Esses trocas de informação irão alinhar expectativas e mostrar à equipe o andamento do projeto. Por isso, promova sempre esses momentos e, como um bom líder, mobilize e desenvolve a sua equipe.
6. Faça um levantamento de riscos
Se seguro morreu de velho, não é você que vai se descuidar. Levante, mapeie, quantifique e priorize todos os riscos do projeto, avalie os seus impactos e trace ações para mitigá-los ou eliminá-los.
7. Gerencie as aquisições do projeto
É muito importante que isso aconteça, especialmente, em projetos de TI, quando muitas vezes é necessário adquirir softwares, licenças de uso, tecnologias para execução do projeto. Entenda a interface dessa aquisição com o software desenvolvido, verifique se é mais viável comprar determinada funcionalidade ou produzir internamente.
Gostou das nossas dicas sobre o gerenciamento de projetos em TI? Aproveite-as para aumentar a eficiência de seus projetos. Compartilhe também este post nas suas redes sociais!