Os bancos de dados são coleções de informações que se relacionam para criar um significado dentro de um contexto computacional. Operados por Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) como Oracle, MySQL, SQL e PostgreSQL, os BDs são a base para a maioria das aplicações utilizadas pelas empresas como os CRM, ERP, SCM, Service Desk ou qualquer solução que tenha como base um conjunto de informações que possam ser cruzadas, analisadas, filtradas ou tenham um objetivo específico para o seu armazenamento.
Gerenciamento de banco de dados: aspectos mais importantes
Manter um banco de dados com informações atualizadas é fator determinante para a assertividade dos processos de uma empresa. Além disso, outros problemas operacionais precisam ser observados para se alcançar um alto nível de competitividade. Problemas como a falta de recursos de hardware e software, definição e aplicação de uma estratégia de backup, ausência de um profissional dedicado (DBA), a falta de manutenção e de métricas de controle minam os processos das empresas e impactam em praticamente todas as áreas.
O monitoramento/gerenciamento do banco de dados é vital para o controle destes problemas. Além de identifica-los, é preciso descobrir qual a causa raiz destes problemas para poder tratá-los ou antecipá-los, já em um processo mais avançado de governança de TI. Em nossa experiência como fabricante de software para gerenciamento de TI, o banco de dados sempre foi umas das principais demandas, principalmente por afetar a maioria dos processos organizacionais. Uma vez que isto se torna um problema, pode gerar anos de dor de cabeça para os gestores do negócio que não possuem métricas de controle e processos/metodologias bem definidas.
A importância da criação de alertas
Além da visualização dos KPIs de banco de dados em dashboards, é importante criar alertas para receber notificações por e-mail (sms ou PUSH) dos incidentes no banco de dados. As informações devem conter o detalhamento dos serviços que estão em alerta como horário, host, localização, status, etc.
Modelo de dashboard para visualização de indicadores de Banco de Dados Oracle
A OpServices possui uma década experiência em monitoração de banco de dados através do OpMon. Além da possibilidade de criação de catálogos de serviços, aonde é possível descobrir os processos e os serviços afetados por alguma indisponibilidade no banco de dados, enxergamos nos dashboards de negócio (ver OpMon Dashboards) um modo de transformar dados antes exclusivos da área de TI em dados utilizados pelos decisores do negócio para a tomada de decisão. Neste caso, uma visão de como os problemas originados em um BD pode impactar o faturamento, por exemplo. Desde que os gestores conheçam muito bem estes processos, é claro.
Já na esfera das oportunidades de negócio, a análise de grandes volumes de informações brutas (Big Data) é uma oportunidade para a resolução de uma grande quantidade de problemas em escala. O Big Data é um assunto que se tornou pauta de qualquer lista de tendências em tecnologia da informação para os próximos anos. Ele é baseado na metodologia dos 5V’s: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. Um gerenciamento adequado do banco de dados impacta diretamente em todos estes itens. Os profissionais que visualizam essa oportunidade certamente agregam muito valor para o negócio da sua empresa.
Quer saber mais sobre serviços de gerenciamento de banco de dados? Clique aqui para conhecer o OpMon for Oracle. Baixe os nossos whitepapers: Catálogo de Dashboards com exemplos reais e o Monitoramento Comportamental do Negócio.