Contar com soluções computacionais em nuvem nunca foi tão crucial para o sucesso de empreendimentos na área de TI como hoje. Para atender a esse mercado, a Microsoft tem a Azure, nuvem híbrida, inteligente e confiável, com mais de 100 serviços e ferramentas para você transformar ideias em novos apps ou serviços (SAAS – Software as a Service) de sucesso.
Neste post, vamos esclarecer tudo sobre a computação em nuvem da Microsoft. Continue a leitura e confira!
O que é a Azure?
Trata-se de um conjunto de ferramentas — um sistema completo de computação em nuvem — da Microsoft, destinado principalmente aos usuários profissionais de TI. Com esses recursos, é possível tanto desenvolver quanto implementar e gerenciar apps, a partir da rede global de data centers da Microsoft.
A plataforma Azure entrega ferramentas DevOps e MarketPlace de modo integrado ao usuário. Dessa maneira, você conta com um ambiente completo de criação, que possibilita o desenvolvimento de apps móveis mais simples e até softwares ou sistemas completos.
Como se trata de uma solução híbrida, você poderá implantá-la onde desejar, bem como expandi-la localmente. A nuvem híbrida é um ambiente de computação que combina nuvens públicas e nuvens privadas. Ou seja, permite que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas.
Além disso, entre os mais de 100 serviços e ferramentas, é possível acessar dados e serviços de AI para criar apps inteligentes.
Quais são seus principais benefícios?
Há muito que fazer com uma incrível “caixa de ferramenta” dessa nas mãos. O Microsoft Azure possibilita o remodelamento de sistemas e o desenvolvimento de soluções em nuvem híbrida, só para citar algumas funcionalidades.
E tudo poderá ser feito de onde você estiver, independentemente da plataforma ou S.O. usada no momento. Veja, abaixo, alguns benefícios exclusivos do Microsoft Azure!
Proteção e privacidade
O Microsoft Cloud é, certamente, uma das plataformas mais seguras e confiáveis no meio corporativo. Por isso, 90% das grandes empresas classificadas na Global Fortune 500 fazem uso dessa solução. A nuvem da Microsoft é igualmente apreciada pelos órgãos de gestão pública, sendo considerada a mais confiável pelo governo norte-americano.
No ambiente Azure, ameaças podem ser rapidamente detectadas por meio dos mais sofisticados recursos computacionais de segurança da informação da atualidade. E você poderá analisar e monitorar tudo pela Central de Segurança Azure.
Processos simples
O sistema de Backup de servidor da Azure, por exemplo, é simples e confiável. Com ele, não é preciso se preocupar com a integridade de seus processos e dados na nuvem.
Além disso, o usuário poderá criar um logon único para a sincronização de diretórios locais e, com uma mesma identificação, usar todas as suas aplicações e ferramentas na nuvem Microsoft.
Flexibilidade
Uma das maiores vantagens da Azure é a possibilidade de se ter acesso a uma ampla gama de máquinas virtuais. Há suporte para os principais tipos de servidor:
- Windows Server;
- Linux;
- IBM;
- SQL;
- Oracle;
- SAP.
Com diversas ferramentas para a execução de aplicativos, de desenvolvimento e teste, ou de extensão de datacenter, a Azure permite que o usuário implemente apps em poucos minutos. Além disso, você pode dimensionar o serviço de acordo com sua necessidade, pagando somente pelo que usar.
Suporte
Durante o período de avaliação, teste e desenvolvimento, a Microsoft disponibiliza suporte técnico ilimitado pelo plano do Desenvolvedor, mas apenas no horário comercial. Já no plano Standard, essa assistência se estende a 24 horas por dia, sete dias por semana.
Quais as diferenças entre a Azure e a AWS?
A Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft Azure são as principais concorrentes nesse mercado da nuvem. Ambas oferecem excelentes qualificações e funcionalidades.
Em relação ao uso, a AWS é mais indicada para sistemas que dependem de vários acessos simultâneos (multitenancy). É muito voltada para escalabilidade e possui grandes possibilidades de automação redimensionamento de infraestrutura. Conheça os principais serviços da AWS!
Por outro lado, a Azure poderia ser a melhor escolha para as aplicações nativas na nuvem, a exemplo das ferramentas IoT e da computação em Lote. A Microsoft também oferece serviços como BaaS (Blockchain as a Services).
E então? Essas informações fresquinhas sobre a Azure foram úteis para você? Para ler mais conteúdos, curta a nossa página no Facebook e não deixe de nos acompanhar!