Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 19.03.2018

Conheça a Azure, plataforma de serviços de computação em nuvem da Microsoft

Azure - Plataforma de computação em nuvem microsoft

Contar com soluções computacionais em nuvem nunca foi tão crucial para o sucesso de empreendimentos na área de TI como hoje. Para atender a esse mercado, a Microsoft tem a Azure, nuvem híbrida, inteligente e confiável, com mais de 100 serviços e ferramentas para você transformar ideias em novos apps ou serviços (SAAS – Software as a Service) de sucesso.

Neste post, vamos esclarecer tudo sobre a computação em nuvem da Microsoft. Continue a leitura e confira!

 

O que é a Azure?

Trata-se de um conjunto de ferramentas — um sistema completo de computação em nuvem — da Microsoft, destinado principalmente aos usuários profissionais de TI. Com esses recursos, é possível tanto desenvolver quanto implementar e gerenciar apps, a partir da rede global de data centers da Microsoft.

A plataforma Azure entrega ferramentas DevOps e MarketPlace de modo integrado ao usuário. Dessa maneira, você conta com um ambiente completo de criação, que possibilita o desenvolvimento de apps móveis mais simples e até softwares ou sistemas completos.

Como se trata de uma solução híbrida, você poderá implantá-la onde desejar, bem como expandi-la localmente. A nuvem híbrida é um ambiente de computação que combina nuvens públicas e nuvens privadas. Ou seja, permite que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas.

Além disso, entre os mais de 100 serviços e ferramentas, é possível acessar dados e serviços de AI para criar apps inteligentes.

 

Quais são seus principais benefícios?

Há muito que fazer com uma incrível “caixa de ferramenta” dessa nas mãos. O Microsoft Azure possibilita o remodelamento de sistemas e o desenvolvimento de soluções em nuvem híbrida, só para citar algumas funcionalidades.

E tudo poderá ser feito de onde você estiver, independentemente da plataforma ou S.O. usada no momento. Veja, abaixo, alguns benefícios exclusivos do Microsoft Azure!

 

Proteção e privacidade

O Microsoft Cloud é, certamente, uma das plataformas mais seguras e confiáveis no meio corporativo. Por isso, 90% das grandes empresas classificadas na Global Fortune 500 fazem uso dessa solução. A nuvem da Microsoft é igualmente apreciada pelos órgãos de gestão pública, sendo considerada a mais confiável pelo governo norte-americano.

No ambiente Azure, ameaças podem ser rapidamente detectadas por meio dos mais sofisticados recursos computacionais de segurança da informação da atualidade. E você poderá analisar e monitorar tudo pela Central de Segurança Azure.

 

Processos simples

O sistema de Backup de servidor da Azure, por exemplo, é simples e confiável. Com ele, não é preciso se preocupar com a integridade de seus processos e dados na nuvem.

Além disso, o usuário poderá criar um logon único para a sincronização de diretórios locais e, com uma mesma identificação, usar todas as suas aplicações e ferramentas na nuvem Microsoft.

 

Flexibilidade

Uma das maiores vantagens da Azure é a possibilidade de se ter acesso a uma ampla gama de máquinas virtuais. Há suporte para os principais tipos de servidor:

  • Windows Server;
  • Linux;
  • IBM;
  • SQL;
  • Oracle;
  • SAP.

Com diversas ferramentas para a execução de aplicativos, de desenvolvimento e teste, ou de extensão de datacenter, a Azure permite que o usuário implemente apps em poucos minutos. Além disso, você pode dimensionar o serviço de acordo com sua necessidade, pagando somente pelo que usar.

 

Suporte

Durante o período de avaliação, teste e desenvolvimento, a Microsoft disponibiliza suporte técnico ilimitado pelo plano do Desenvolvedor, mas apenas no horário comercial. Já no plano Standard, essa assistência se estende a 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Quais as diferenças entre a Azure e a AWS?

A Amazon Web Services (AWS) e a Microsoft Azure são as principais concorrentes nesse mercado da nuvem. Ambas oferecem excelentes qualificações e funcionalidades.

Em relação ao uso, a AWS é mais indicada para sistemas que dependem de vários acessos simultâneos (multitenancy). É muito voltada para escalabilidade e possui grandes possibilidades de automação redimensionamento de infraestrutura. Conheça os principais serviços da AWS!

Por outro lado, a Azure poderia ser a melhor escolha para as aplicações nativas na nuvem, a exemplo das ferramentas IoT e da computação em Lote. A Microsoft também oferece serviços como BaaS (Blockchain as a Services).

E então? Essas informações fresquinhas sobre a Azure foram úteis para você? Para ler mais conteúdos, curta a nossa página no Facebook e não deixe de nos acompanhar!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos