Neste artigo, te apresentaremos um case de gerenciamento de TI, cliente da OpServices desde 2008, a partir da necessidade de migração de datacenter e de monitorar os processos chaves em tempo real, a Usina de Açúcar e Álcool Alto Alegre passou a monitorar seus indicadores de TI e de negócio com o OpMon, software de monitoramento de TI.
Case de gerenciamento de TI – Alto Alegre
De acordo com Rogério Franco Coelho, Gerente de TI da Alto Alegre, a opção pela migração de plataforma partiu de um networking com profissionais da OpServices oriundos da HP e acostumados com ambientes de alta complexidade e alta disponibilidade. Além disso, a oferta de serviço incorporado ao produto também foi um diferencial para garantir uma maior disponibilidade da infraestrutura da Usina. O processo de implantação durou cerca de dois meses com a alocação de dois analistas para o projeto.
Entre os benefícios percebidos pela companhia está o monitoramento em tempo real e a diminuição do tempo de recuperação do ambiente, além da possibilidade de ações proativas para evitar problemas antes que gerem impacto ao negócio da empresa.
Operação – Melhoria de Processos
A melhoria dos serviços para clientes e parceiros se deu através de uma melhora significativa nos SLAs internos (Service Level Agreement) e de nenhuma interrupção importante no negócio da Alto Alegre nestes 7 anos de parceria. Neste processo a empresa passou por um aumento de maturidade de TI, com um melhor controle e conhecimento do ambiente como um todo, gerando um monitoramento mais eficaz e com menos recursos.
Redução de custos
O maior controle da disponibilidade com o OpMon permitiu a Alto Alegre mover o datacenter externo para o ambiente interno, possibilitando a economia de valores expressivos com infraestrutura e recursos humanos. O gerente de TI também afirma que houve um aumento de produtividade da equipe, o que significa a possibilidade de mais tempo para focar no que realmente importa, o core business da empresa.
Visão de futuro
Para Rogério Coelho, a plataforma tem permitido um crescimento sem sobressaltos à medida que possibilita antever o futuro através do Capacity Plan, um recurso de planejamento de capacidade disponível no OpMon. Nestes termos, foi realizada uma ampliação recente de infraestrutura e licenças do software, o que dará folego para os próximos três anos da empresa.