Quando o termo globalização surgiu, em meados dos anos 80, ainda não se havia uma plena dimensão do seu alcance e abrangência nas relações humanas e sociais. Hoje, em virtude do uso mais intenso das redes e da TI, as barreiras fronteiriças físicas estão cedendo espaço para um mundo mais conectado, onde a informação circula com uma velocidade cada vez maior. Para as empresas, é uma ótima oportunidade para fazer negócios e expandir seu mercado de atuação.
No entanto, há um tema que merece destaque, principalmente em função do uso mais contínuo da tecnologia e do acesso mais facilitado à informação. Uma pesquisa realizada pela CompTia, uma associação sem fins lucrativos da área de TI, aponta que, apesar de 82% dos empresários se mostrarem satisfeitos com o nível de Cyber security em suas empresas, apenas 13% deles acompanham as mudanças e tomam as medidas necessárias para efetivá-la adequadamente.
É preciso haver uma conscientização maior a respeito da importância deste tema na esfera empresarial, por isso, elaboramos, logo abaixo, os principais impactos da Cyber security no seu negócio:
Proteção de dados estratégicos: bases do planejamento
Hoje, a informação é uma joia lapidada aos poucos por uma empresa. Todos os dados sobre clientes, fornecedores e sobre o próprio mercado são de extrema relevância, e é através da análise dessas informações que é possível desenvolver planejamentos e estimativas.
Se, de uma hora pra outra, a gestão perde essas informações, significa dizer também que ela perderá totalmente suas referências, e levará um tempo até se reorganizar, o que vai gerar custos. Um dos impactos mais importantes da Cyber security é justamente a garantia de que todos os dados estarão resguardados. Desta forma, o empreendedor pode atuar com mais tranquilidade e segurança.
Responsabilidade da organização: Riscos de interceptação
Outro ponto bastante importante a ser levado em consideração é o fato de que a informação é estratégica e, em muitos dos casos, pode até mesmo comprometer a empresa. As implicações de terceiros podem se dar em muitas esferas, desde o roubo de informações bancárias até mesmo os dados dos clientes, o que impactará não somente na empresa, como também nas suas relações com os próprios consumidores dos seus produtos e serviços.
Garantir a segurança nesta área é, hoje, a conscientização de que a empresa tem responsabilidade sobre seus dados e os de terceiros. Para evitar problemas nesta área, é necessário o suporte de uma empresa terceirizada ou profissionais especializados, que acompanhem a evolução da tecnologia.
Em resumo, apostar na Cyber security significa investir em um bem muito precioso, que precisa ser encarado com seriedade nos anos que seguirão. O uso cada vez mais intenso de plataformas online – desde a mecanismos de venda até o próprio relacionamento com clientes e consumidores – além de outras ferramentas de TI, que trabalham diretamente com informações estratégicas para o empreendimento, requer que as empresas busquem profissionais especializados para lidar com o assunto!
Dica: em termos de tecnologia, temos percebido uma grande demanda por soluções que utilizam machine learning para proteção de ameaças virtuais, como malwares, ataques direcionados, virus, entre outros. Uma dessas soluções é a CrowdStrike, licenciada e implementada no Brasil pela InterOp.