Um dos temas mais recorrentes nas rodadas de negócios nos últimos anos é o Big Data. Entender como ele pode revolucionar a maneira como as empresas fazem negócios pode ser um diferencial para qualquer empresa, principalmente utilizando ferramentas para Big Data Analytics.
Ainda assim, o termo ainda é mal compreendido por muitos profissionais. Sair do plano conceitual e saber exatamente como o Big Data Analytics ajudar uma empresa na prática é fundamental para que a nova tendência seja aproveitada em todo seu potencial.
Neste artigo explicaremos o que você precisa saber para utilizá-lo em seu negócio.
Análise robusta
Um número impressionante ajuda a compreender a origem do termo Big Data: mais de 90% de todos os dados digitais em todo o mundo foram gerados somente nos últimos dois anos. Agora basta pensar em como esses dados irão aumentar nos próximos 5 anos para compreender melhor a sua dimensão.
Com uma quantidade gigante de linhas de informação e de combinações possíveis, o Big Data exige ferramentas especiais que consigam tratar esse verdadeiro universo de dados de forma adequada e eficiente. É aí que surge o Big Data Analytics, um conjunto ferramentas e métodos destinados a coletar, organizar e analisar um grande número de dados para descobrir padrões e identificar outras informações úteis para o negócio.
Big Data Analytics na prática
O Big Data Analytics vem ajudando a interpretar informações em diversas áreas. Um exemplo na ciência são os pesquisadores que, através deste tipo de ferramenta, estão decodificando o DNA humano e identificando genes responsáveis pelo surgimento de doenças.
Outra utilidade é no processo de identificação de padrões de consumo, onde o recurso ajuda a potencializar vendas, aumentar a eficiência dos processos e o desempenho das operações, além de facilitar o atendimento ao consumidor e o gerenciamento de riscos.
A aplicação mais popular entre as empresas é o levantamento e análise de informações sobre os clientes e seu perfil de compra na internet e redes sociais, que pode oferecer oportunidades para que as equipes desenvolvam ações de marketing e vendas muito mais eficazes.
Desafios para adoção
As empresas que querem utilizar o Big Data Analytics em seu negócio precisam encarar dois desafios. O primeiro é conseguir ter acesso a todas as fontes de dados, seja dentro ou fora da organização. Em geral, essas informações estão espalhadas em diferentes localidades e sistemas, o que exige certo esforço para a sua integração.
O segundo desafio é implementar as ferramentas adequadas para coletar as informações nessas fontes, estruturá-las para que se tornem úteis ao negócio e, por último, apresentá-las em um formato amigável que possa realmente contribuir para a tomada de decisão em diferentes níveis hierárquicos da organização. Isso não pode ser feito por bancos de dados e softwares tradicionais, pois a mineração de dados e textos e as análises exigem soluções específicas para esse fim.
Por fim, as organizações que desejam começar a analisar informações desconexas e identificar padrões precisam investir em uma estrutura de hardware e software, o que pode ser caro e trabalhoso. Ou então buscar um parceiro, especializado em Big Data Analytics, que conseguirá oferecer sistemas e ferramentas que irão garantir insights valiosos para o negócio com uma melhor relação de custo X benefício.
Para saber mais sobre o assunto, leia nosso post sobre análise de big data e sobre o que é Data Science.