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Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 24.11.2022

Como salvar sua infraestrutura de TI na Black Friday

Véspera de Black Friday, e sabemos quão grande é a expectativa do comércio e seus compradores para este momento. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm), mais de 8 milhões de vendas (ou seja, cerca de R$6 bilhões) devem ser realizadas on-line durante a Black Friday 2022.

Um dos pontos cruciais para que as compras sejam, de fato, realizadas pelos consumidores é criar boas experiências de compra. Ninguém gosta de sites fora do ar ou lentos demais, certo? Preparar sua infraestrutura de TI para que suporte o grande aumento de acessos em datas específicas é um trabalho que precisa de muita atenção das empresas.

Então confira nosso artigo e veja algumas dicas de como salvar sua infraestrutura de TI na Black Friday!

 

Dicas de como preparar sua infraestrutura de TI para a sexta-feira mais movimentada do ano:

Vale ressaltar que os riscos de não se precaver contra os downtimes em datas comemorativas podem gerar: perda de faturamento, prejuízo à imagem da organização, perda da fidelidade do cliente, descrédito da área de tecnologia, overflow dos sistemas e da infra de TI, sobrecarga de trabalho para a equipe de TI. Nenhuma empresa quer ter esse tipo de situação associada a sua imagem, certo? Então confira as 7 dicas que elencamos para evitar que sua loja virtual sofra com lentidão ou até mesmo fique fora do ar.

 

Dica 1 – Auto scaling:

Recursos em nuvem podem crescer de modo dinâmico, conforme as necessidades da empresa. É preciso que o ambiente em nuvem esteja bem estruturado e otimizado para rodar as aplicações, de maneira que possibilite o redimensionamento dos serviços conforme aumento de demanda.

 

Dica 2 – Micro serviços e containers:

Com micro serviços você decompõe suas aplicações em funções básicas. Assim, cada função é denominada um serviço e pode ser criada e implementada de maneira rápida e independente. Já com o kubernetes, é possível escalar containers específicos como gateway, pagamento, search de produto, etc.

 

Dica 3 – Análise de causa raiz:

Busque criar uma estrutura de monitoração que permita, se caso a aplicação caia, você saber exatamente onde foi que o problema ocorreu. Crie catálogos de serviços que permitem identificar onde que a falha ocorreu, de maneira rápida.

 

Dica 4 – War room:

Crie um um ambiente dedicado a resolução de um problema que podem trazer indisponibilidade durante a black friday. Tenha painéis de controle com dados de diversos sistemas, de forma centralizada, isso ajuda na tomada de decisão e na rápida identificação dos problemas.

 

Dica 5 – Notificação e escalação:

Configure alertas e gerencie as notificações para os problemas que realmente precisam de ação e escalação. É importante ter uma boa configuração de notificações de problemas que realmente precisam de ação e escalação para seus devidos responsáveis atuar nos incidentes.

 

Dica 6 – Simulação da experiência do usuário

O monitoramento sintético, permite que robôs simulem ininterruptamente usuários reais, executando aplicações web e testando se há pontos de lentidão, de fora, do ponto de vista do usuário. Por exemplo, simular todos os passos para comprar em uma loja virtual, testar se a interface está ok, se não é apenas uma questão da infraestrutura por trás.

 

DICA EXTRA!💡

Outro ponto importante de se monitorar é a camada de negócio e todas as atividades que envolvem a compra online. Itens como transações únicas, gateway de pagamento, NFe, bandeiras de cartão, entre outros, precisam de atenção extra. Separamos um exemplo de dashboard criado para nossos clientes para dar suporte à Black Friday. Confira:

Dashboard Black friday

Para chegar nesse nível de profundidade das informações visualizadas, foram utilizados fontes de dados como:
➝ Webservers;
➝ Logs de balanceador/proxy/webserver;
➝ Gateways de pagamento;
➝ Banco(s) de dado(s);
➝ Testes http.

Em casos assim, também pode ser necessário utilizar outras fontes de dados como datawarehouses, API’s, centralizadores de logs, entre outros sistemas.

Se você deseja se aprofundar ainda mais nesse assunto, confira o vídeo do nosso canal onde apresentamos 11 dicas de como evitar downtimes na sua TI em tempos de Black Friday:

Caso tenha interesse em conhecer outros exemplos de dashboards, confira nossa página específica com vários exemplos de dashboards que já desenvolvemos.

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ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

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