A tecnologia da informação é um ambiente que atravessa mudanças cada vez mais rápidas e vem modificando a forma como as pessoas se relacionam e trabalham. Esse novo cenário exige que o Chief Information Officer (CIO – Diretor de Tecnologia) esteja sempre atualizado com as principais tendências do mercado, antevendo as demandas da empresa em que trabalham e focando seus esforços em atividades estratégicas para o negócio.
Acompanhar a evolução do mercado de TI globalmente é um fator crítico para que o CIO conquiste seu espaço internamente e contribua para a competitividade da organização. Entenda o que o CIO precisa saber para se antecipar aos problemas e focar no negócio nos próximos anos.
Aproximação do CIO com o CFO
Vem ocorrendo uma tendência de mudança no cargo dos CIOs. Se antigamente o perfil era de um profissional da área técnica que era promovido, hoje a tendência é de um especialista oriundo da área de negócios ou financeira. Isto se deve à aproximação entre o CIO e o CFO e à dificuldade de os dois falarem a mesma linguagem.
Em algumas empresas o cargo de CIO nem existe mais, porém o profissional técnico que desenvolve qualificações na área de negócios entra com grande vantagem na disputa por essas vagas e, sem dúvida, não corre riscos.
O futuro é digital
É possível observar que, nos últimos anos, muitas das soluções para aumentar as vendas e a produtividade das empresas passaram por recursos relacionados ao mundo digital. Em muitas organizações, o tradicional CIO poderá se tornar o CDO, ou seja, o Chief Digital Officer. Dessa forma, o CIO deve desenvolver conhecimentos específicos das mais recentes tecnologias e se preparar para entregar projetos de alta complexidade técnica, tudo isso com uma gestão otimizada do orçamento.
Os trabalhadores móveis
É desnecessário consultar pesquisas e estudos para perceber que os dispositivos móveis, como tablets e smartphones, já fazem parte da realidade das pessoas, trazendo impactos também para o ambiente de trabalho. Não se assuste caso os computadores desktop desapareçam da sua empresa nos próximos anos!
Com isso, os CIOs devem estar atentos às soluções móveis e de computação em nuvem que permitam o acesso a partir de qualquer lugar, favorecendo a colaboração entre os funcionários nos projetos e processos. Dessa forma, é possível que setores tão diferentes quanto vendas e logística otimizem seu trabalho no dia a dia e se sintam estimulados a buscar melhores resultados.
Medindo tudo
Com a ampla utilização de sistemas para a realização da maior parte das tarefas realizadas nas empresas, é possível mensurar diversos aspectos do negócio. As novas tecnologias permitem armazenar, compartilhar, medir e analisar uma imensa quantidade de dados em tempo real, sejam eles relacionados aos processos da empresa ou ao comportamento de seus consumidores.
Nesta era de Big Data, o CIO deve ficar atento para que as informações geradas pela empresa e pelo mercado sejam armazenadas e analisadas de forma adequada, apoiando as decisões estratégicas relacionadas ao negócio.
Os decisores de TI que não medem indicadores de qualidade devem começar a fazer isso o mais rápido possível. Não existe mais espaço para empresas que não têm área de TI como diferencial competitivo, indo muito além de dar sustentação aos sistemas e “apagar incêndios”.
Cada vez mais ágil
A tecnologia da informação vem se tornando mais acessível a diversas camadas da população. Por isso, é natural que os funcionários das empresas sintam-se cada vez mais dependentes de máquinas e sistemas de alta performance. Isso exige que o CIO garanta recursos necessários para modernização das tecnologias usadas pela empresa, proporcionando condições de trabalho adequadas para os colaboradores.
Novo comportamento
A necessidade de maior agilidade também impacta a forma como as empresas desenvolvem seus sistemas e softwares. Os novos projetos precisam ser executados de forma mais ágil e adaptável a mudanças: os softwares que levavam anos para serem produzidos, com base em centenas de pequenas etapas sequenciais e dependentes entre si, já não condizem mais com a necessidade das empresas.
O produto mínimo viável (MVP), oriundo das metodologias ágeis, começa a ser aplicado em grande escala. As empresas não podem mais gastar tanto tempo em desenvolvimento sem pequenos testes no mercado para avaliar resultados e usabilidade. As atualizações também precisam ser feitas a todo o momento e não somente em ciclos periódicos, como antigamente.
Com tudo isso, não é difícil perceber que o mundo de TI está em constante evolução. Cabe ao CIO identificar as principais tendências do mercado e trazê-las para a empresa o quanto antes. Lembre-se que isso não significa embarcar no último modismo e perder o foco, mas sim ficar atento às mudanças que vieram para ficar.