No universo corporativo é fundamental contar com informações atualizadas e integradas, que garantam a qualidade e a efetividade dos diferentes processos internos. Nesse sentido, os dashboards devem ser entendidos como excelentes ferramentas de gestão para visualização de dados e podem atender a diversos níveis hierárquicos da empresa.
Através de um painel de controle, ou visão centralizada de indicadores, é possível organizar uma série de dados para fornecer uma visão mais abrangente dos procedimentos, rotinas de trabalho, indicadores e projetos em desenvolvimento. Isso inclui também aspectos técnicos e financeiros, além de cronogramas e tendências, o que colabora para uma gestão mais inteligente e enxuta.
Exemplos de dashboards para sua empresa!
Existem diversos tipos e modelos de dashboards, elaborados para suprir necessidades e demandas específicas. Conheça algumas categorias que identificamos como abrangentes à maior parte das organizações.
Dashboard Executivo
O dashboard executivo permite a visualização de grande quantidade de informações, devidamente estratificadas e formatadas, de modo a facilitar o processo de tomada de decisões. Esse painel utiliza recursos visuais e gráficos para facilitar a compreensão geral. É muito útil para monitorar indicadores e KPIs, possibilitando uma análise completa sobre todos os processos da empresa.
É o chamado dashboard de negócio e utilizado principalmente para facilitar e agilizar a tomada de decisões. Para que isso ocorra é importante que os dados gerados sejam atualizados dinamicamente em um período curto de tempo (ex: 30 minutos), pois com a competitividade dos mercados, não é aconselhável trabalhar com dados ultrapassados para a tomar decisões.
Os dashboards executivos também podem ser baseados nas principais metodologias de gestão, como, por exemplo, o BSC ou Balanced Scorecard. Através deste tipo de visão, todos os executivos podem ter acesso a dados importantes para avaliar novas oportunidades de melhoria ou, ainda, para expandir o negócio.
A integração das informações propicia uma gestão mais efetiva e ágil, capaz de alinhar rapidamente as estratégias, as ações e as decisões. O dashboard executivo é capaz de simplificar todo o fluxo de dados, reduzindo burocracias e agregando valor.
No exemplo abaixo, você pode visualizar um exemplo com o status do andamento de todos as atividades ligadas ao negócio, como clientes, status dos projetos e distribuição das operações em todo o território nacional, podendo visualizar por estados e cidades. Os filtros (data, região, cliente e status) são uma parte muito importante da visualização, pois permite detalhar ainda mais os dados apresentados..
Dashboard de Operação para acompanhamento de atividades.
Para saber mais, confira nossa página: Relátorios de BI ou sobre Business Intelligence.
Dashboard Analítico
O dashboard analítico é preparado para oferecer informações mais detalhadas e é usado para traçar tendências em relação aos objetivos corporativos predeterminados, ou seja, para avaliar se processos e projetos estão evoluindo de acordo com as expectativas.
Com dados constantemente atualizados, é possível perceber rapidamente os resultados de ações internas, bem como as reações do mercado em relação a produtos ou serviços lançados. É uma maneira de mensurar os impactos causados por cada decisão tomada, sendo possível assim, interferir e corrigir os desvios com maior rapidez, evitando desperdícios e prejuízos.
Um exemplo de ferramenta que produz esses dashboards analíticos é o Google Analytics, uma poderosa ferramenta da Google para visualizar indicadores da área de marketing, com dados desde acessos ao site até o funil de vendas on-line com indicadores sobre taxas de conversão e mapeamento de origem do tráfego.
Dashboard do Google Analytics
Dashboard Operacional
O dashboard operacional é utilizado diretamente pelas equipes de trabalho, com foco em determinados processos, possibilitando análises específicas. Esses dados servem para identificar gargalos e etapas críticas da operação, auxiliando na correção de problemas pontuais e tendências negativas. Facilitam a comunicação com simplicidade e ainda permitem a interação e a atualização de todos os profissionais envolvidos.
Dentre os exemplos de dashboards operacionais podem estar a visualização de indicadores com informações sobre o ambiente de Data center que dá suporta o negócio. O dashboard abaixo trata da operação de Data center, trazendo uma visão geral de pontos importantes em relação ao bom funcionamento de um data center, questões do ambiente físico são bem importantes como: temperatura, fluxo de ar, umidade, se a porta está aberta ou fechada.
Dashboard Grafana com a visão do ambiente de Data center em real-time
Dashboard de gerenciamento de projetos
Através deste dashboard é possível acompanhar todo o gerenciamento do projeto, incluindo a evolução de cada estágio, o cronograma, as atividades previstas, as interdependências e o percentual de conclusão do empreendimento.
Nesse painel de controle também são combinadas algumas técnicas, como formatação condicional, referências e gráficos, que permitem o fácil entendimento de todas essas informações, reduzindo os riscos e otimizando os recursos disponíveis.
Dashboard de Projetos com Software Jira
Dashboard financeiro
Um dashboard financeiro pode trazer informações muitos úteis sobre onde alocar recursos de maneira correta, melhorando o desempenho de suas operações e trazendo uma visão mais completa de cada parte do processo. Além de identificar gargalos para que se consiga uma melhoria contínua e redução nos custos.
Num dashboard de aprovação de crédito é importante haver informações relativas a qualidade da carteira dos clientes para entender onde está as inadimplências e definir uma forma estratégica de atuação. Tendo uma visão geral dos status de aprovação, limites de crédito por proposta e quantidade de propostas negociadas por período.
Dashboard de BI com visão de indicadores sobre um serviço financeiro de aprovação de crédito.
Dashboard de marketing
Ao adotar uso de dashboards em marketing você consegue visualizar seus resultados e performance de ações de maneira centralizada, visualizando se os KPIs de sucesso foram atingidos ou onde está o ponto de falha que não permitiu esse atingimento.
Ter os resultados de suas campanhas auditadas de forma transparente, com dados das transações realizadas em um período, faturamento, ticket médio e média de transações traz maior eficiência na hora de tomar as decisões e bater resultados entre campanhas no online e físico.
Dashboard de BI voltado para análise de campanhas de marketing.
Conclusão
Os dashboards são painéis de informações que mostram de forma gráfica os indicadores de TI e processos de negócio de uma empresa. Esses painéis contém indicadores, gráficos, relatórios e filtros específicos apresentando as informações mais importantes alinhadas em uma única tela para facilitar o acompanhamento do negócio e tomada de decisões.
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