Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 24.08.2021

Pentest: Entenda como funciona o teste de intrusão

Ataques virtuais crescem diariamente, causando pânico para a área de segurança das empresas que não estão devidamente preparadas para lidar com estas ameaças. Temos, como exemplo, as lojas Renner que, recentemente, sofreu um ataque cibernético e derrubou seu e-commerce por dois dias, causando prejuízos enormes à organização. Além disso, tivemos no ano passado ataques de ransomware a órgãos governamentais, como o do STJ e ao TJ-RS.

Nesses momentos surge a preocupação latente de quais ações de prevenção precisam ser tomadas para proteger os dados e os sistemas da organização. O pentest é uma das maneiras de analisar como anda a segurança de seus sistemas e aplicativos.

Acompanhe nosso artigo e entenda como o pentest pode ser um grande aliado na hora de proteger sua empresa contra ataques!

 

O que é pentest?

O termo “pentest” faz referência a Penetration Test, considerado uma “simulação de ataque hacker”, onde são realizados testes de intrusão ou invasão para verificar qual o nível de segurança da empresa e quais seus pontos fracos. Por meio de técnicas e ferramentas que visam detectar falhas, profissionais responsáveis pela prática identificam e exploram vulnerabilidades na arquitetura de TI e mostram quais informações ou dados podem ser roubados por meio da ação.

Esse processo também possibilita o teste da eficácia dos mecanismos de proteção e a avaliação das possíveis consequências das falhas. Após essa etapa, apontam-se as soluções para as falhas. Além disso, são gerados relatórios contendo as medidas e estratégias de correção que devem ser implementadas.

 

Tipos de pentest

Os três tipos de estratégias de intrusão mais utilizadas são o teste white box, grey box e black box.

Teste White box: Esse teste é o mais completo, pois realiza uma análise integral de toda a infraestrutura da rede. Nesse ataque ético, os profissionais que o executam já conhecem as informações da empresa, como topografia, senhas, IPs, logins, firewalls etc. Com essas informações, o teste pode ser direcionado de forma mais certeira para descobrir o que precisa ser melhorado, geralmente este teste é realizado por alguém da própria equipe de TI.

Teste Black box: Realizado quase às cegas, esse tipo de teste não conta com um grande número de informações sobre a organização, é o mais próximo considerado de ataque externo.

Grey box: O ataque grey box, une características dos dois ataques já citados, pois ele possui certas informações para a realização do teste, mas a quantidade de informações é baixa se comparada ao white box. Esse tipo de teste é o mais recomendado, caso a empresa deseje terceirizar o teste.

 

Etapas do teste de intrusão

Por mais que existam diversos tipos de testes de intrusão, as etapas do ataque costumam se repetir nos processos.

1 – Reconhecimento: nessa etapa são buscadas informações sobre a rede ou sistemas da empresa para facilitar a invasão.

2 – Varredura: aqui é analisado tudo que está na rede em questão, por meio de ferramentas avançadas de escaneamento para descobrir IPs utilizados, servidores existentes, sistemas operacionais, portas abertas etc.

3 – Acesso: com as informações que foram obtidas na varredura são realizadas tentativas de acesso à rede com base nas vulnerabilidades encontradas.

4 – Sustentação do acesso: após a entrada da rede, é preciso encontrar formas de manter o acesso a ela, uma vez que alguns sistemas podem ter camadas de proteção que dificultam a continuidade do acesso.

5 – obtenção de evidências e reporte: depois do acesso inicial e realização da identificação de falhas e vulnerabilidades, é gerado um relatório completo com as informações obtidas como elementos vulneráveis, softwares mal configurados e falhas de segurança, indicando quais prejuízos podem ser causados com cada uma dessas falhas.

 

Como realizar um teste de intrusão (pentest) na sua empresa?

Agora que você já conhece o funcionamento deste tipo de teste, é importante planejar como executá-lo na sua empresa. Caso você possua um time de segurança capacitado, pode realizar internamente. Entretanto, caso precise de ajuda, ele também pode ser terceirizado.

A OpServices realiza o serviço de pentest para empresas que desejam reduzir a superfície de ataques, blindando sua infraestrutura contra ataques. Entre em contato com nossos especialistas e entenda como este serviço funciona.

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos