O novo sistema de pagamentos PIX, do Banco Central, permite a transferência de valores entre instituições financeiras de forma ágil, instantânea e sem custos para seus usuários. O sistema PIX foi rapidamente incorporado ao dia-a-dia da população brasileira.
Entretanto, o que a maioria das pessoas não sabem é a complexidade da tecnologia envolvida, entre as instituições financeiras, para viabilizar este serviço. Além da complexidade envolvida, o PIX utiliza tecnologias bastante atuais, muitas delas ainda de adoção incipiente nas organizações.
Nesse sentido, por envolver um grande número de novas tecnologias, é primordial que ocorra a monitoração de todo esse sistema, para que as eventuais falhas não impactem nas transações dos clientes das instituições bancárias. Afinal de contas, a segurança do sistema é um fator crítico para a credibilidade dessa nova forma de realizar pagamentos.
Projeto de observabilidade do sistema PIX
Como especialistas em monitoramento e observabilidade de dados em tempo real, realizamos um projeto para um banco digital de monitoração de toda a infraestrutura tecnológica que suporta a operação do PIX. Essa monitoração gera alarmes quando ocorrem problemas relacionados a falhas ou lentidão nos sistemas. Ela também reproduz os indicadores através de dashboards real-time, que centralizam os KPIs em painéis orientados à tomada de decisões.
A maior parte do projeto é focado na monitoração e observabilidade de elementos de infraestrutura em nuvem (cloud), com ambientes dinâmicos de Microsserviços, RabbitMQ, Kubernetes e Openshift para gerenciamento do sistema PIX. Entre as tecnologias monitoradas no ambiente podemos citar a arquitetura Kubernetes, nods, pods, deployments e jobs, contemplando masters, workers, entry points, endpoints e a disponibilidade de APIs. Além disso, também são monitoradas as filas de mensageria do RabbitMQ.
Apesar de complexo, o projeto visa simplificar ao máximo a operação do sistema dentro da instituição financeira para que ela aproveite seus recursos humanos para atividades mais ligadas ao core business da empresa.
Ou seja, o sistema de monitoração implementado gerencia todo o sistema PIX e os profissionais de TI do banco recebem alertas e relatórios para atuar apenas quando ocorre algum problema, já com a sinalização da causa raiz e com a escalação do profissional responsável pela resolução do problema.