Com um público cada vez mais exigente e acostumado com experiências digitais de empresas que atingem excelência em tecnologia, como Amazon, Google, Apple e Nubank, para citar uma empresa brasileira, as organizações estão pressionadas a melhorar a experiência do usuário de suas interfaces digitais.
Nesse sentido, uma boa experiência para acessar websites corporativos é quase o “feijão com a arroz” que as empresas precisam fazer para se manterem competitivas. É aí que entra o monitoramento de websites, um processo de utilização de ferramentas para medir disponibilidade e performance de sites na internet, intranet, extranet (portais restritos), entre outros.
Essa necessidade ainda é amplificada com o desenvolvimento de aplicações complexas que funcionam como websites comuns, sem que o usuário perceba o que há por trás dessas grandes plataformas.
Como funciona o monitoramento de websites?
Além de monitorar se um site está no ar ou não, algumas plataformas possibilitam o monitoramento de todos os recursos que sustentam um website, usando ferramentas de monitoramento avançadas, como o monitor de expiração de domínio (Domain Expiry Monitor) e o monitor de certificado de camada de soquete de segurança (Security Socket Layer Certificate Monitor).
Outros indicadores importantes são o tempo de resposta do website, como tempo do servidor de nome de domínio, tempo de conexão, tempo de primeiro byte, tempo de download, tempo de handshake do SSL, etc. Também é possível verificar a experiência do usuário ao utilizar seu site ou aplicação web, com o monitoramento sintético (end user experience).
O resultado dessa monitoração são relatórios com definição de atingimento de SLAs e notificações em plataformas de comunicação (Slack, Telegram, Teams, E-mail, SMS) para que os responsáveis sejam alertados e possam corrigir eventuais problemas de forma imediata.
Indicadores web que podem ser monitorados
- Website (HTTP/HTTPS)
- Transação na web (navegador)
- Transação na web (navegador) – Selenium WebDriver
- Monitoração de usuário real (web)
- Velocidade da página da web (navegador)
- Servidor DNS
- URL
- Certificado SSL/TLS
- API REST
- Serviço SOAP Web
- Servidor FTP
- Transações da Web
- Transações de API REST
- Expiração de domínio
- Servidor POP, IMAP e SMTP
- Porta (protocolo personalizado)
- Ping
Aqui na OpServices, oferecemos duas formas de monitoração de websites: uma através da plataforma de monitoramento OpMon e outra via a construção de Robôs que simulam a experiência de um usuário real.
Esses robôs (monitoramento sintético) emulam usuário reais e simulam todos os seus passos para acessar um processo crítico, como realizar uma compra em uma loja virtual, gerar a segunda via de um boleto, gerar NFe, entrar em uma área restrita ou portal extranet, testar software, entre diversas outras possibilidades.
Tem interesse em monitorar seu website e suas aplicações web? Fale com nossos especialistas para que possamos ajudá-lo nos desafios de transformação digital da sua empresa.