Com o crescimento do volume de dados disponíveis no mundo e a sua crescente valorização por parte das empresas, o processo de coletar dados e realizar medições passou a ser cada vez mais importante. Neste contexto, a telemetria é um termo que ganhou importância em diferentes segmentos.
Como especialistas em monitoração de dados em tempo real, temos interesse especial neste tema. Este artigo visa explicar o conceito de telemetria e contextualizar sua aplicação real dentro das organizações.
Preparado? Então continue acompanhando!
O que é telemetria?
Telemetria significa a arte de medir coisas. Dentro da indústria, o termo é utilizado como uma tecnologia que permite a medição remota e a comunicação de informações entre sistemas, através de dispositivos de comunicação sem fio, como ondas de rádio ou sinais de satélite.
Este termo geralmente refere-se a uma comunicação sem fio, utilizando um sistema de monitoração que realiza a coleta e armazenamento dos dados. A telemetria pode simplesmente realizar a leitura e captação dos dados ou ainda realizar comandos remotos por operadores ou desenvolvedores de sistemas.
Em muitos casos, o termo refere-se ao próprio sistema tecnológico de monitoração, utilizado para comandar, medir ou rastrear um dispositivo à distância. Ela também pode ser utilizada para medir pontos que se movem geograficamente, como automóveis, para controle logístico.
Entre suas aplicações estão os ramos da agricultura, metrologia, sistemas da informação e internet das coisas. Além disso, é utilizada na fórmula 1 para monitorar em tempo real todos os componentes dos carros durante as corridas.
Outro conceito ligado à telemetria é a telemática, que seria a comunicação à distância de um ou mais conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações [1].
Onde a telemetria pode ser utilizada?
Existem diversas aplicações possíves para a telemetria. Abaixo elencamos as que mais temos encontrado conversando com nossos clientes e parceiros estratégicos.
Internet das Coisas (IOT)
A telemetria é a base do conceito de Internet das Coisas, realizando o controle remoto de dispositivos como termostatos inteligentes, iluminação automatizada, máquinas autônomas de produção industrial, entre muitos outros. Com o barateamento de sensores para conectar dispositivos, sistemas de controle para IOT avançam a passos largos.
Sistemas da informação e infraestrutura
A monitoração de dispositivos e sistemas sempre foi utilizada pelas áreas de tecnologia da informação. Com a telemetria, a área de infraestrutura pode medir estados de equipamentos utilizados para sustentar os principais processos de negócios. Alias, essa é a especialidade da OpServices, que desde 2003 desenvolve tecnologia para monitoramento de infraestruturas e sistemas. Para saber mais conheça o software OpMon.
Logística
Muito utilizada pelo setor logístico, a telemetria realiza o controle de localização de frotas veiculares. As informações relativas a condução do veículo são transmitidas ao sistema de monitoramento, que realiza o controle de hábitos de motoristas, identifica situações de risco e permite uma interação em tempo real com o cliente, que sabe exatamente quando um produto adquirido será entregue pela transportadora.
Agricultura
Hoje, a agricultura brasileira é referência no mundo todo. Isso se deu principalmente pelo investimento em tecnologia. O rastreamento de gado por sensores, é uma das muitas possibilidades. Além disso, drones autônomos fazem o mapeamento de áreas agrícolos para identificar pestes e alterações climáticas. Tudo isso é abarcado pela telemetria.
Por fim, a telemetria é um tema que ainda vai crescer muito, principalmente com a possibilidade de capturarmos e armazenarmos cada vez mais dados. Caso tenha interesse em monitorar qualquer tipo de informação, não deixe de conversar conosco. Nossos especialistas estão a disposição para entender seu projeto!