Empresas de todos os portes têm migrado para processos ágeis de gestão de projetos. Esta tendência tem impactado mais do que na forma como se desenvolve e gerencia um projeto de construção de software.
Uma mudança de cultura e de atitude dentro de toda a corporação é necessária e é aí que entra o nosso PMO (Project Management Office) ou escritório de projetos. Agora, o que é o PMO dentro da organização? Qual a importância e como alinhar o escritório de projetos às metodologias ágeis e às expectativas da empresa?
Neste artigo vamos explicar os mecanismos necessários para criar esta estrutura que tem se mostrado cada vez mais eficiente.
Desvendando o papel do PMO
Segundo o PMI (Project Management Institute – organização responsável por determinar os padrões e as melhores práticas de gestão de projetos), é recomendado a criação de um escritório de projetos nas organizações. Este setor nas empresas popularizou-se como PMO, que é derivado do termo Project Management Office ou simplesmente escritório de projetos.
A importância desta área vem da demanda de transformar expectativas em projetos realizáveis e que entreguem valor. O PMO vai além de simplesmente entregar um determinado projeto. Ele é o elo entre a corporação e a equipe de desenvolvimento. Relatórios de acompanhamento, priorização e alocação de recursos humanos, financeiros e físicos são exemplos do papel do escritório de projetos.
Agilizando a gestão de projetos
Há muito tempo as empresas têm se deparado com problemas clássicos na hora de construir um software. Os projetos extrapolavam o custo e o tempo previstos inicialmente e, além disso, também é comum que o escopo proposto inicialmente fique ultrapassado ou simplesmente não atenda mais às expectativas da empresa, acabando por não gerar valor à corporação.
Para resolver estes e outros problemas, foram criadas as metodologias ágeis. Processos enxutos, sem burocracia, transparentes e com entregas programadas em ciclos curtos vieram desmistificar a gestão de projetos e justificar a atuação de facilitador do PMO.
Vantagens da equipe ágil
Existem algumas metodologias ágeis, mas as mais usadas atualmente são o Scrum e o Kanban. Ambas atendem às expectativas ágeis e devem ser estudadas antes de serem adotadas para saber qual a que se encaixa melhor dentro da filosofia da empresa. Independentemente da escolha, as vantagens obtidas são as mesmas. São elas:
Envolvimento dos participantes
A metodologia ágil é baseada na interação entre os participantes. Desde o cliente até o tester estão envolvidos nas etapas do desenvolvimento e são responsáveis pelo sucesso do projeto.
Transparência
Com o envolvimento do time inteiro, o cliente se mantém em contato com a equipe de desenvolvimento e pode acompanhar a evolução do projeto.
Flexibilidade
A mudança é sempre bem-vinda. Como o planejamento de cada entrega é feito logo após a última, o cliente pode redefinir os rumos do projeto da forma como acredita que seja mais adequada.
Agilidade
Como o próprio nome da metodologia sugere, a agilidade é o ponto forte deste processo. O acompanhamento constante do cliente permite uma melhor noção do time-to-market e a tomada de decisão do que deve ser priorizado no projeto é instantânea.
Gestão de custos e riscos
O acompanhamento constante do projeto permite ao PMO ter um controle simples dos riscos e custos. Assim, é possível a mitigação de eventuais problemas antes que estes gerem um impacto maior.
Agora é a hora de buscar certificações
O material para a implementação de um PMO ágil é extensa e na internet existem conteúdos relevantes para o assunto. Mas isso pode não bastar. Uma certificação na área faz muita diferença para quem busca a excelência.
Além do conhecimento que é adquirido durante a certificação, esta conquista traz confiança e credibilidade ao profissional para a implantação do escritório de projetos.
Conheça algumas das principais certificações na área:
- PMI – ACP: gestão de projetos ágil
- Certified ScrumMaster® (CSM)
- Certified Scrum Product Owner® (CSPO)
- Certified Scrum Developer® (CSD)
- Certified Scrum Professional® (CSP)
Existem outras certificações, mas estas têm destaque no mercado e são as indicadas na hora de criar esta nova cultura dentro da empresa.
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