Menu
Contato Comercial
Por: Pedro César Tebaldi em 14.07.2017

Entenda o que é WMI e qual a sua aplicação

WMI - Windows Management Instrumentation

Gerenciamento de dados em um contexto corporativo pode ser um grande desafio quando se desconhece as ferramentas apropriadas para a tarefa. A Microsoft, que é líder na indústria de computadores, tem disponibilizado, ao longo dos anos, aplicações e tecnologias que facilitam a vida do usuário que necessita gerenciar dados e processos empresariais.

Nesse campo, uma das soluções da gigante de Bill Gates que você precisa conhecer é o WMI, já ouviu falar? Se não conhece, nesse post vamos esclarecer ao leitor o que é WMI, elucidando as formas de aplicação dessa ferramenta Windows. Preparado? Então vamos lá!

 

O que é WMI (Windows Management Instrumentation)?

WMI é a sigla para Windows Management Instrument. Ou seja, trata-se de especificações para consolidação do gerenciamento de dispositivos e aplicações em rede corporativa Windows Server.

Essas especificações vêm de fábrica nas versões W10, W8, Millennium, 2000, XP e Server 2003 do Windows. Para sistemas anteriores, como o Windows 98 e o NT 4.0 ele pode ser baixado e instalado.

Esse conjunto de especificações foi criado para que seja o padrão da indústria. Dessa forma, por meio dele tornou-se possível para os administradores de sistemas o gerenciamento de dispositivos e aplicações de vários outros fabricantes além da Microsoft.

Para isso, WMI foi construído com base em CIM, ou Modelo de Informação Comum, que é o padrão da Indústria para o reconhecimento desses dispositivos e apps. Provedores WMI serão os agentes intermediários do seu sistema Windows com os periféricos e seus drivers, bem como com os softwares e outros sistemas. Por isso, as ferramentas administrativas, que fazem o trabalho de gerenciamento do seu Windows, funcionam com WMI.

 

Em que casos seu uso é recomendado?

Conforme se vê, WMI é para o uso corporativo. Por meio dessa ferramenta, o usuário poderá gerenciar estações de trabalho e monitorar diferentes setores e processos em sua rede. Ele é utilizado, via de regra, em aplicações baseadas em Windows e seu enfoque recai sobre scripts administrativos e aplicações corporativas.

Na sua empresa, ele servirá para autorizar tarefas em dispositivos e computadores remotos, funcionando também com base no WinRM, que é o serviço de Gerenciamento Remoto do Windows.

Ele pode também fornecer dados de gerenciamento para outros setores do seu Windows S.O, como o System Center Operations Manager. Você poderá usá-lo para realizar diagnósticos e monitoramentos no Windows. A instrumentação é exposta pelo WMI no tempo de execução.

 

Como ele contribui para o gerenciamento de dados?

Com o WMI, o usuário tem acesso às configurações gerais de sua rede, tanto dos itens de segurança do sistema como das propriedades do mesmo, podendo gerenciar acesso de usuários e unidades. Além disso, essa solução também torna possível o agendamento de processos e backups de repositórios de objetos.

Em nosso mercado, utilizamos diversas formas de acesso às informações para realizar o monitoramento de infraestrutura e sistemas, como por exemplo o protocolo SNMP. Para servidores windows a forma de acessar suas informações é por WMI. O OpMon, nosso software de monitoramento de infraestrutura de TI, monitora via modelos informações como SystemOS CPU, PageFile, Process, Physical Disk Count e Service dos servidores Windows.

 
Banner - Gerenciamento de TI e Infraestrutura

 
E você, o que achou dessas informações fresquinhas sobre essa tecnologia da Microsoft? Entendeu o que é WMI? Então compartilhe esse artigo em suas redes sociais, assim poderá ajudar seus contatos a dominarem esse assunto também!

Compartilhe:

ESCRITO POR

Pedro César Tebaldi

Atuei por 10 anos no mercado B2B de tecnologia da informação como gerente de marketing, tendo escrito mais de 500 artigos sobre tecnologia durante esse período. Hoje sou líder do time de dados, dentro da área de Business Intelligence da OpServices, prestando consultoria para grandes empresas em todo o Brasil.

Posts Relacionados

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA
NOSSOS MELHORES CONTEÚDOS!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos