Um dos fatores que podem afetar diretamente a produtividade de uma empresa é o fato de a internet estar mais lenta. Com isso, todo o trabalho pode até mesmo ficar atrasado, já que a internet não responde como deveria. Isso pode acontecer por diversos fatores e a identificação do causa é o primeiro passo para encontrar a solução. Assim, confira o que pode estar deixando a internet lenta na empresa:
Spyware e vírus
Nenhuma empresa está livre de ser contaminada por spyware e vírus e quando isso acontece a internet pode ser diretamente afetada. Isso porque códigos maliciosos usam a internet para enviar os dados do computador, além de atrapalharem diretamente a configuração.
Por isso é importante manter um antivírus potente e sempre ativo, além de atualizar o firewall. O firewall funciona como uma parede bloqueadora de conexões suspeitas ou inseguras, impedindo que o computador seja exposto a conexões de risco.
Provedor lento
O provedor, por sua vez, pode ser a causa da internet lenta na empresa. Isso porque os provedores de internet no Brasil são obrigados a fornecer apenas 10% do valor nominal determinado em contrato. Assim, se o contrato de internet da sua empresa é de 50Mbps, por exemplo, a operadora é obrigada a fornecer apenas 5Mbps.
Além disso, a qualidade do provedor pode ser diferente na região onde se localiza a sua empresa e também pode ser afetada por fatores externos. Manutenções, pouca estabilidade e até mesmo condições climáticas podem afetar diretamente o sinal e a velocidade da internet. Nesses casos, só existem duas soluções: contratar um plano mais rápido — e mais caro — ou trocar o provedor.
Mau uso da rede
As vezes, a internet lenta na empresa é causada por um mau uso da rede. Pode ser o caso de um roteador que não distribui corretamente o sinal de Wi-Fi ou de muitos dispositivos usando ao mesmo tempo a conexão.
Funcionários que estejam usando a internet para outras atribuições que não trabalhar, como assistir a vídeos no YouTube ou baixar arquivos, também podem influenciar diretamente a qualidade e velocidade da conexão. Assim, manter uma senha no Wi-Fi somente para funcionários, comprar um roteador mais potente e conscientizar os funcionários sobre o uso responsável da internet no trabalho são soluções eficientes.
Configuração errada
O problema pode não estar ligado a qualidade do sinal da internet, mas sim com as configurações utilizadas. Assim, se o roteador estiver configurado de maneira errada ou se a configuração nos computadores não estiver otimizada, o resultado poderá ser lentidão.
Como solução pode-se utilizar um programa para reparar as configurações de internet ou então atualizar as configurações manualmente.
Site ou programa lento
Apesar disso, o problema pode não estar exatamente na internet da empresa: a causa pode estar do outro lado. Um site ou programa muito pesado ou lento pode dar a impressão de que é a internet da empresa que não está funcionando corretamente.
Assim, faça o teste e se você comprovar que o gargalo é o site ou o programa, considere a troca. Caso não exista a possibilidade de troca, considere, caso possível, a atualização do programa.
A internet lenta na empresa pode ser causado por alguns fatores pontuais. Para ter certeza sobre o que está causando a lentidão, utilize um sistema de monitoramento de redes para identificar, verificar e resolver esses problemas.