Em um contexto corporativo cada vez mais caracterizado pelo uso massivo de dados, empresas buscam soluções em TI que respondam bem às suas demandas, otimizando processos e aumentando a produtividade como um todo. Para ajudá-lo, neste post nós apresentaremos 7 ferramentas de gestão de TI que possibilitam a melhoria de diversos processos em uma empresa! Acompanhe!
1. Basecamp
Imagine um cenário em que e-mails, lembretes, compromissos, projetos e todo tipo de comunicação interna de uma equipe estejam em plataformas e apps diferentes. O resultado disso é certamente a perda de dados relevantes — ou, na melhor das hipóteses, o gasto excessivo de tempo na busca por informações.
A resposta para esse problema é o software Basecamp. Com ele, é possível gerenciar toda essa informação em uma única plataforma, já que ele reúne todas as ferramentas que sua equipe precisa (editores de texto, ferramentas de chat, serviço de e-mail, entre outras) em um só lugar.
2. Pipefly
O Pipefy facilita a gestão de processos nas empresas de TI, abarcando desde fluxos mais simples — como o registro dos pedidos de serviço — até demandas mais complexas, que envolvem automação.
Além disso, ele também conta com um recurso integrado para o desenvolvimento de softwares. Trata-se de uma plataforma em nuvem que reúne todas as ferramentas de gestão necessárias em um só lugar, agilizando e organizando processos.
3. Rescue Time
Esse serviço tem por objetivo a melhora na produtividade do usuário. Para isso, o Rescue Time monitora o seu tempo de uso do computador, gerando relatórios detalhados com cada minuto gasto em cada janela, aplicação ou site aberto.
Os relatórios são diários e semanais e alimentam um banco de dados sobre a sua rotina de trabalho. Dá para saber com detalhes, por exemplo, quanto tempo você — ou algum membro de sua equipe — anda gastando com o acesso às redes sociais. Assim, o Rescue Time é uma boa maneira saber por onde começar a redefinir suas prioridades.
4. Business Model Canvas
O BMC é uma forma de esquadrinhar um modelo de negócio em um grande painel, dividindo-o em 9 blocos. Cada um deles representará um elemento fundamental que comporá o modelo apresentado.
Esse método é altamente aplicável quando se pensa em TI, ou desenvolvimento tecnológico, especialmente quando é preciso repensar ou aprimorar um modelo de negócio para atualizar o business em relação às constantes transformações desse nicho.
5. G Suite
O G Suite Google Drive é o conjunto de ferramentas para armazenamento em nuvem do Google. As versões Business, Enterprise e for Teams do G Suite oferecem armazenamento ilimitado e de fácil gerenciamento.
Além disso, têm suporte total ao compartilhamento e ao trabalho colaborativo na edição dos mais diversos tipos de arquivos em espaços divididos com a sua equipe.
6. FiveMetrics
O movimento go-to-cloud das empresas é uma tendência que parece ser inevitável. Para reduzir custos, aumentar produtividade e reduzir esforço de desenvolvimento as empresas têm buscado os serviços de nuvem para utilizar como infraestrutura. Diante disso, se faz cada vez mais necessário gerenciar tudo isso. Essa é a proposta do FiveMetrics, um software as a service (SAAS) par avisualização de dados da AWS (Amazon Web Services). O projeto visa ser multi-cloud, mas está iniciando pela nuvem da Amazon. Ainda está em fase beta e é possível testar gratuitamente por este link.
7. OpMon 8
Essa é a solução definitiva para monitorar dados em tempo real. Acompanhar, em tempo real, os resultados da empresa, monitorando o desempenho das atividades realizadas por meio do gerenciamento de infraestrutura de TI é o que se propõe o software desenvolvido pela OpServices.
Gerando relatórios sobre capacidade, disponibilidade, performance, SLA, SLM e outros indicadores, o OpMon 8 ajuda o gestor a ter total ciência dos processos em um negócio por meio de dashboards editáveis.
Disclaimer: A OpServices é a empresa que desenvolve o OpMon e responsável por manter o blog.
E então? Viu como existem diversas ferramentas de gestão de TI capazes de alavancar a qualidade e a rapidez dos processos em sua empresa? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais e mostre aos seus amigos que você está por dentro das novidades!