Diagnóstico de Nível de Maturidade em Gerenciamento de TI
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Primeiro gostaríamos de saber um pouco mais sobre sua empresa:
Função
Assistente/Estagiário
Analista
Especialista
Coordenador / Supervisor
Gerente
Diretor
Área de atuação
Administrativo / RH
Compras
Financeiro
Industrial / Engenharia
Marketing
Negócios
Qualidade
Suporte
TI / Tecnologia da informação
Vendas
Outra
Número de funcionários
Até 20
Até 50
Até 100
Até 500
Até 1.000
Mais de 1.000
Dispositivos de TI (servidores, roteadores, impressoras, câmeras...)
Entre 0-100
Entre 101-500
Entre 501-1.000
Mais de 1.000
Não sei
Hoje a sua empresa monitora a disponibilidade dos principais elementos de TI, como servidores, banco de dados, links de internet, dispositivos de redes, entre outros?
Sim, monitoramos todo o ambiente
Não, mas temos um projeto para realizar essa monitoração
Sim, mas precisamos agregar mais itens importantes à monitoração
Não, ainda não temos nada
Hoje sua empresa conta com uma equipe de NOC para monitoramento 24X7 do ambiente?
Sim, contamos com um NOC interno
Temos um NOC mas é 8X5
Sim, contamos com um NOC tercerizado
Não temos um time dedicado ao monitoramento
Quando ocorre algum incidente de TI, as equipes responsáveis recebem alertas claros a respeito do problema?
Sim, nossos alertas nos ajudam a resolver problemas
Não, mas utilizamos uma solução de contorno
Sim, mas ainda temos muitos falsos positivos que atrapalham a operação
Não, ainda não temos nada
Você confia nos alertas fornecidos pela ferramenta de monitoração?
Sim
Não
Quando ocorre um problema/incidente de TI, ele é escalado diretamente para o responsável técnico?
Sim, temos regras para que o incidente alerte diretamente o responsável técnico
Sim, mas antes passa por outras áreas
Não, não temos nenhum tipo de escalação
Sua solução de monitoração está integrada a outras plataformas para otimizar as notificações e melhorar o gerenciamento de incidentes?
E-mail
Mensageria (Slack, Telegram, WhatsApp ou outro)
SMS
Service Desk
Sua estrutura de monitoramento está configurada para alertar a causa raiz dos problemas? Ou seja, a partir de um incidente identificado em um sistema, por exemplo, é possível saber exatamente quem o está causando para acelerar a resolução?
Sim, temos uma estrutura que permite alertar o problema de forma macro e apresentar qual o impacto disso na infraestrutura.
Não, ficamos correndo atrás de todos os alertas gerados.
Quando recebe um alerta, você sabe o impacto dele no negócio da empresa?
Sim
Não
Além do monitoramento da disponibilidade, sua empresa monitora a performance das aplicações?
Sim, mas monitoramos através de APM.
Sim, com robots e APM.
Sim, monitoramos a experiência do usuário através de robôs.
Não monitoramos.
Dentro da área de TI, existe um processo de extração e análise de indicadores a partir de relatórios extraídos pelas ferramentas utilizadas?
Sim
Não
Quais tipos de relatórios você consegue extrair da sua solução de gerenciamento? (múltipla resposta)
SLA/Disponibilidade
Capacidade/Performance
SLM
Outros
Há na alta direção um patrocinador da gestão de indicadores na TI?
Sim
Não
Existe uma equipe dedicada à configuração e manutenção da monitoração e gerenciamento dos elementos de TI que suportar o negócio?
Sim, tenho uma equipe.
Não, tenho apenas um profissional ou estágiario dedicado.
Não, não existe profissional dedicado.
As áreas de TI (Rede, BD, Sistemas, Infraestrutura) são responsáveis pelos seus KPI, em termos de melhorias e performance?
Sim, cada área analisa suas métricas.
Não, a equipe de monitoração analisa todas as métricas de todas as áreas.
Não, não temos nem análise nem responsáveis.
Quantas ferramentas de gerenciamento/monitoração são utilizadas?
0
1
2
3 ou mais
Na sua opinião: TI (e a monitoração) estão alinhados e participam ativamente do negócio?
Sim
Não